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http://hdl.handle.net/123456789/5184
Título: | A CLASSE-QUE-VIVE-DO-TRABALHO VAI AO CAMPUS, MAS ELA PERMANECE?: Evasão no Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia da Universidade Federal do Maranhão em Imperatriz.. |
Título(s) alternativo(s): | THE LIVING-OF-WORK CLASS GOES TO CAMPUS, BUT SHE REMAINS?: Dropout in the Degree Course in Human Sciences/Sociology at the Federal University of Maranhão in Imperatriz. |
Autor(es): | SILVA, Francisco Wilson Leite da |
Palavras-chave: | Evasão universitária; Classe-que-vive-do-trabalho; University dropout; Class-that-lives-from-work; LCH |
Data do documento: | 2-Mar-2021 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Tendo em vista que a efetivação das políticas de expansão do ensino superior e ingresso com a reserva de vagas a estudantes oriundos da rede pública nas IFES, pesquisa-se sobre a evasão — abandono — dos estudantes da classe-que-vive-do-trabalho, interessa-se identificar os fatores que levam à evasão no Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia da Universidade Federal do Maranhão/Campus de Imperatriz. Para tanto, é necessário caracterizar a composição socioeconômica e de classe dos estudantes das turmas de LCH no período de 2010 a 2017 (oito turmas), levantar os fatores que levam a evasão no curso e medir os índices da evasão ocorrida nesse período. Realiza-se, então, uma pesquisa sob a perspectiva materialista histórica e dialética, fundamentada em levantamento bibliográfico e de dados em fontes primárias do contexto político e econômico do país, das políticas governamentais de expansão das IES e cursos da rede pública com o REUNI. Uma pesquisa de campo com aplicação de um questionário fechado em que buscava traçar o perfil socioeconômico dos estudantes ingressos no curso de LCH, realizando entrevistas semiestruturadas para perceber os fatores da evasão entre os estudantes ativos e evadidos. Esses dados foram tratados sob uma abordagem qualiquantitativa e descritiva. Diante disso, verifica-se que os estudantes do curso na sua relação de produção e reprodução da vida, alienados em condição de assalariados, compõem a classe-que-vive-do-trabalho. Os fatores da evasão encontrados estão subordinados à condição de classe, as taxas de evasão do curso estão acima do percentual nacional e se elevando no terceiro período de cada turma, o que inferiu a constatação que os fatores que levam os estudantes do curso de LCH a evadirem-se estavam presentes, antes mesmo da matrícula, e se mantiveram durante a realização da sua formação até a tomada de decisão de abandono. Logo, tal condição se manterá enquanto se mantiver a divisão da sociedade em classes, separadas entre explorados e exploradores. |
Descrição: | Bearing in mind that the implementation of policies for the expansion of higher education and admission with the reservation of vacancies to students from the public network at IFES, research is carried out on the dropout — dropout — of the students of the class-that-lives-from-work, it is interested to identify the factors that lead to dropout in the Licentiate Course in Human Sciences/Sociology of Federal University of Maranhão/Campus of Imperatriz. For that, it is necessary to characterize the socioeconomic and class composition of students in LCH classes in the period from 2010 to 2017 (eight classes), survey the factors that lead to dropout in the course and measure dropout rates during this period. A search is then carried out under the historical and dialectical materialist perspective, based on a bibliographic survey and of data in primary sources of the political and economic context of the country, of the expansion of HEIs and public network courses with REUNI. A research fieldwork with the application of a closed questionnaire in which it sought to outline the profile socioeconomic status of students enrolled in the LCH course, conducting interviews semi-structured to understand the dropout factors among active and dropout students. These data were treated under a qualitative-quantitative and descriptive approach. That said, it appears that the students of the course in their relationship of production and reproduction of life, alienated in the condition of salaried workers, they make up the class-that-lives-from-work. The factors of found dropouts are subordinate to class condition, course dropout rates are above the national percentage and rising in the third period of each class, which inferred the finding that the factors that lead students of the LCH course to evade were present, even before enrollment, and remained during the course of their training until the decision to abandon. Therefore, this condition will hold as long as maintain the division of society into classes, separated between exploited and exploiters. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/5184 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Imperatriz |
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