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Título: O SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA: uma análise da sua inserção no município de Magalhães de Almeida - MA.
Título(s) alternativo(s): SOCIAL SERVICE IN BASIC PUBLIC EDUCATION: an analysis of its insertion in the municipality of Magalhães de Almeida - MA.
Autor(es): SANTOS, Francisco das Chagas de Assis Marques dos
Palavras-chave: Serviço Social;
Educação Básica Pública;
Assistentes sociais;
Magalhães de Almeida
Social Work; .
Public Basic Education;
Social workers;
Magalhães de Almeida
Data do documento: 2021
Editor: UFMA
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral, analisar como tem se construído a relação do Serviço Social com a Educação, considerando as concepções e experiências dos/as assistentes sociais do município de Magalhães de Almeida – MA. Os objetivos específicos são descrever o processo de constituição sócio-histórica do Serviço Social no Brasil; analisar o debate em torno do trabalho das/os assistentes sociais nos processos educacionais e na composição da equipe multiprofissional da educação básica; e identificar os fatores que dificultam a inserção do Serviço Social na escola. Enquanto procedimento metodológico, foi realizado uma revisão de literatura acadêmica sobre o debate do Serviço Social na educação, bem como a respeito das legislações e políticas. Também, realizei trabalho de campo e apliquei uma entrevista semiestruturada com 4 (quatro) assistentes sociais e outra com a Secretária municipal de assistência social. Os locais nos quais realizei trabalho de campo foram os seguintes: o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) e a Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Concluo que, a/o assistente social na cidade de Magalhães de Almeida – MA, não está inserido na educação básica, apesar da lei n.º 13.935/19 regular a admissão do Serviço Social e Psicologia na rede pública de ensino. A questão política, recursos do município e o pensamento conservador são caracterizados como desafios para a/o assistente social, pois interferem diretamente na inserção da categoria na educação do município. Por isso, torna-se evidente a luta pelo reconhecimento profissional na área da educação básica do município.
Descrição: The present work aims to analyze how the relationship between Social Work and Education has been built, considering the conceptions and experiences of social workers in the city of Magalhães de Almeida – MA. The specific objectives are to describe the process of socio historical constitution of Social Work in Brazil; analyze the debate around the work of social workers in educational processes and in the composition of the multidisciplinary team in basic education; and identify the factors that hinder the insertion of Social Work in schools. As a methodological procedure, a review of academic literature was carried out on the debate on Social Work in education, as well as on legislation and policies. Also, I carried out field work and applied a semi-structured interview with 4 (four) social workers and another with the municipal secretary of social assistance. The places where I carried out fieldwork were the following: the Social Assistance Reference Center (CRAS), the Specialized Social Assistance Reference Center (CREAS), the Municipal Secretariat for Social Assistance (SEMAS) and the Municipal Secretariat for Education (SEMED). I conclude that the social worker in the city of Magalhães de Almeida – MA, is not included in basic education, despite Law No. 13,935/19 regulating the admission of Social Service and Psychology in the public school system. The political issue, municipal resources and conservative thinking are characterized as challenges for the social worker, as they directly interfere in the insertion of the category in Education in the municipality. Therefore, the struggle for professional recognition in the area of basic education in the municipality becomes evident.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5185
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de São Bernardo.

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