Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/5202
Título: | Metodologias ativas no ensino de gestão em saúde no Curso de Medicina: o olhar discente |
Título(s) alternativo(s): | Active methodologies in the teaching of health management in the medical course: the student's perspective |
Autor(es): | BRITO, Felipe Gabriel Silva |
Palavras-chave: | avaliação educacional; gestão em saúde; educação medica. educational measurement; health management; education medical. |
Data do documento: | 27-Nov-2019 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO Objetivo: Analisar, a partir da perspectiva do discente o ensino da disciplina gestão em saúde através de metodologias ativas em um curso de medicina na região sul do Maranhão. Métodos: Estudo observacional, transversal e retrospectivo com 54 alunos do último ano do curso de medicina. Foi utilizado um questionário com perguntas agrupadas em domínios: objetivos da disciplina, metodologia utilizada, identificação de problemas no sistema de saúde, formação médica, estrutura física dos cenários de prática e autoavaliação do discente. Os dados obtidos foram analisados através do software R (R Core Team, 2019) versão 3.5.3. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: 83,3% possuem de 20 a 29 anos; 55,6% cor branca; 55,6% sexo feminino. Correlacionando-se a autoavaliação do aluno com aspectos da metodologia da disciplina houve significância estatística nos aspectos: objetivos da disciplina foram informados (p <0,001), objetivos da disciplina foram alcançados (p <0,001), conteúdos da disciplina foram satisfatórios (p = 0,027), passou a conhecer um SUS que até então desconhecia (p = 0,0042). Conclusão: A utilização de metodologias ativas proposta pelas mudanças nas diretrizes curriculares resultou em um processo de aprendizado mais dinâmico e crítico. |
Descrição: | ABSTRACT Objective: To analyze, from the student's perspective, the teaching of the discipline health management through active methodologies in a medical school in the southern region of Maranhão. Methods: Observational, cross-sectional and retrospective study with 54 final-year medical students. A questionnaire with questions grouped into domains was used: course objectives, methodology used, identification of problems in the health system, medical education, physical structure of practice scenarios and student self-assessment. The data obtained was analyzed using the R software (R Core Team, 2019) version 3.5.3. The study was approved by the Research Ethics Committee. Results: 83.3% are between 20 and 29 years old; 55.6% white; 55.6% female. Correlating the student's self- assessment with aspects of the discipline's methodology, there was statistical significance in the aspects: discipline objectives were informed (p <0.001), discipline objectives were achieved (p <0.001), contents were satisfactory (p = 0.027), came to know SUS as they had not known before (p = 0.0042). Conclusion: The use of active methodologies proposed by the changes in curriculum guidelines resulted in a learning process more dynamic and critical. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/5202 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Medicina do Campus de Imperatiz |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FELIPEGABRIELSILVABRITO.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 816 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.