Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5202
Título: Metodologias ativas no ensino de gestão em saúde no Curso de Medicina: o olhar discente
Título(s) alternativo(s): Active methodologies in the teaching of health management in the medical course: the student's perspective
Autor(es): BRITO, Felipe Gabriel Silva
Palavras-chave: avaliação educacional;
gestão em saúde;
educação medica.
educational measurement;
health management;
education medical.
Data do documento: 27-Nov-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Objetivo: Analisar, a partir da perspectiva do discente o ensino da disciplina gestão em saúde através de metodologias ativas em um curso de medicina na região sul do Maranhão. Métodos: Estudo observacional, transversal e retrospectivo com 54 alunos do último ano do curso de medicina. Foi utilizado um questionário com perguntas agrupadas em domínios: objetivos da disciplina, metodologia utilizada, identificação de problemas no sistema de saúde, formação médica, estrutura física dos cenários de prática e autoavaliação do discente. Os dados obtidos foram analisados através do software R (R Core Team, 2019) versão 3.5.3. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: 83,3% possuem de 20 a 29 anos; 55,6% cor branca; 55,6% sexo feminino. Correlacionando-se a autoavaliação do aluno com aspectos da metodologia da disciplina houve significância estatística nos aspectos: objetivos da disciplina foram informados (p <0,001), objetivos da disciplina foram alcançados (p <0,001), conteúdos da disciplina foram satisfatórios (p = 0,027), passou a conhecer um SUS que até então desconhecia (p = 0,0042). Conclusão: A utilização de metodologias ativas proposta pelas mudanças nas diretrizes curriculares resultou em um processo de aprendizado mais dinâmico e crítico.
Descrição: ABSTRACT Objective: To analyze, from the student's perspective, the teaching of the discipline health management through active methodologies in a medical school in the southern region of Maranhão. Methods: Observational, cross-sectional and retrospective study with 54 final-year medical students. A questionnaire with questions grouped into domains was used: course objectives, methodology used, identification of problems in the health system, medical education, physical structure of practice scenarios and student self-assessment. The data obtained was analyzed using the R software (R Core Team, 2019) version 3.5.3. The study was approved by the Research Ethics Committee. Results: 83.3% are between 20 and 29 years old; 55.6% white; 55.6% female. Correlating the student's self- assessment with aspects of the discipline's methodology, there was statistical significance in the aspects: discipline objectives were informed (p <0.001), discipline objectives were achieved (p <0.001), contents were satisfactory (p = 0.027), came to know SUS as they had not known before (p = 0.0042). Conclusion: The use of active methodologies proposed by the changes in curriculum guidelines resulted in a learning process more dynamic and critical.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5202
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Medicina do Campus de Imperatiz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FELIPEGABRIELSILVABRITO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso816 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.