Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5209
Título: Distribuição espacial e temporal da leishmaniose visceral humana no Sudoeste do Maranhão
Título(s) alternativo(s): Spatial and temporal distribution of human visceral leishmaniasis in the Southwest of Maranhão
Autor(es): PONTES, Igor Amorim
Palavras-chave: leishmaniose visceral;
epidemiologia;
distribuição espacial;
distribuição temporal.
Data do documento: 11-Jun-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Introdução: A Leshmaniose Visceral Humana é uma doença grave, sistêmica e crônica, causada pelo protozoário do gênero Leishmania. A doença constitui um problema de saúde pública em nosso país, sendo o estado do Maranhão aquele que possui, nos últimos anos, a maior prevalência e a maior incidência. Métodos: A partir dos dados disponibilizados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação - SINAN, realizou-se a distribuição espacial e temporal da Leishmaniose Visceral na região sudoeste do Maranhão, em especial junto aos municípios supervisionados pela 10a Unidade Gestora de Saúde do Estado, que perfazem um total de 16 cidades. A análise descritiva foi realizada no Microsoft Office Excel 2010 e a elaboração dos mapas temáticos foi realizada no Corel Draw. Resultados: Observou-se que dentre os municípios estudados, três despontaram como aqueles que mantiveram as maiores taxas de incidência no período, quais sejam: Porto Franco, Governador Edison Lobão e João Lisboa. Constatou-se que a cidade de Imperatriz apresentou diminuição gradual nas taxas de incidência, apesar do elevado número de casos de LVH. Os dados sociodemográficos se assemelham aos já registrados em outros trabalhos, confirmando que a doença permanece assumindo as mesmas características recentes, como o seu caráter urbano, bem como à faixa etária mais suscetível, como no caso das crianças. Conclusões: As características epidemiológicas obtidas poderão servir de base para que a Vigilância Epidemiológica e os demais órgãos de Saúde sejam capazes de enfrentar a doença por meio de ações concretas e especificamente direcionadas.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5209
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Medicina do Campus de Imperatiz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IGORAMORIMPONTES.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.