Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/5230
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | RIBEIRO, Adriana Santos Neves | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-22T10:52:39Z | - |
dc.date.available | 2022-06-22T10:52:39Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-09 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/5230 | - |
dc.description | The teaching of natural sciences is very relevant to the training of students, as it allows a general and critical understanding of everything that surrounds them. The role of the natural sciences is to collaborate for an understanding of the world and the transformations of the universe, in addition to relating to the development of human attitudes and values, in the relationship between man and the environment. Based on this, the objective of the work is to verify whether the contents of Natural Sciences are being worked on in relation to the structured themes described in the PCN +, to ascertain the number of questions in each area, as well as to assess interdisciplinarity throughout the questions. This is a primary source documentary work with a qualitative and quantitative approach. A documentary collection of the ENEM tests was made, from the collection made available on the INEP website, through download, corresponding to the period from 2010 to 2019, totaling 10 tests in which corresponds to 450 questions of natural sciences. To standardize, the blue notebook for each year was chosen. The focus of the analysis of the questions was Natural Sciences and its Technologies that comprises the contents of Physics, Chemistry and Biology. Then the disciplinary questions of Physics, Chemistry and Biology and interdisciplinary were classified, when they involved at least two disciplines. As a result, the contents of Natural Sciences were approached according to the structuring themes of the PCN +, except in a few years for the areas of Biology and Physics. In the subject of Biology, for example, the content on the origin and evolution of life has not been covered in all years, and some topics in Physics, such as universe, earth and life. Regarding interdisciplinary issues, they were observed in all the years researched, however, in a very small number over the years. And that, there were few interdisciplinary issues involving Physics and Biology, with a greater incidence among the subjects of Chemistry and Biology. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de Ciências da Natureza é bastante relevante para a formação dos estudantes, pois possibilita um entendimento geral e crítico de tudo aquilo que os cercam. O papel das Ciências da Natureza é colaborar para uma compreensão do mundo e das transformações do universo, além de relacionar-se com o desenvolvimento de posturas e valores humanos, na relação entre o homem e o ambiente. Com base nisso, o objetivo do trabalho, verificar se os conteúdos de Ciências da Natureza estão sendo trabalhados com relação aos temas estruturados descritos nos PCN+, averiguar a quantidade de questões de cada área, bem como, avaliar a interdisciplinaridade ao longo das questões. Trata-se de um trabalho documental de fonte primária com abordagem quali-quantitativa. Fez-se uma coleta documental das provas do ENEM, a partir do acervo disponibilizado no site do INEP, por meio de download, correspondente ao período de 2010 a 2019, totalizando 10 provas no qual corresponde a 450 questões de ciências da natureza. Para padronizar, foram escolhidos o caderno azul para cada ano. O foco da análise das questões foi Ciências da Natureza e suas Tecnologias que compreende os conteúdos de Física, Química e Biologia. Em seguida foram classificadas as questões disciplinares de Física, Química e Biologia e interdisciplinares, quando envolveram pelo menos duas disciplinas. Apresentou como resultados, os conteúdos de Ciências da Natureza foram abordados de acordo com os temas estruturadores dos PCN+, exceto em alguns anos para as áreas de Biologia e Física. Na disciplina de Biologia, por exemplo, o conteúdo sobre origem e evolução da vida não foi contemplado em todos os anos, e algumas temáticas de Física, como universo, terra e vida. Com relação as questões interdisciplinares foram observadas em todos os anos pesquisados, porém, em número bem pequeno ao longo dos anos. E que, houveram poucas questões interdisciplinares envolvendo Física e Biologia, sendo uma incidência maior entre os assuntos de Química e Biologia. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências; | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio; | pt_BR |
dc.subject | ENEM | pt_BR |
dc.subject | Science teaching; | pt_BR |
dc.subject | High school; | pt_BR |
dc.subject | ENEM | pt_BR |
dc.title | CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS: ENEM (2010-2019). | pt_BR |
dc.title.alternative | NATURE SCIENCES AND THEIR TECHNOLOGIES: ENEM (2010-2019). | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais/Biologia do Campus de Imperatriz |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ADRIANA SANTOS NEVES R.pdf | TCC de Graduação | 16,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.