Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5237
Título: Resíduos sólidos em uma escola municipal de ensino fundamental em São Raimundo das Mangabeiras – MA: um estudo de caso
Título(s) alternativo(s): Solid waste in municipal school of elementary educacion in São Raimundo das Mangabeiras – MA: a case study
Autor(es): PONTES, Thais Maria Morais
Palavras-chave: resíduos sólidos;
educação ambiental;
percepção.
solid waste.
environmental education.
perception.
Data do documento: 25-Set-2021
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Com o advento da industrialização e o avanço tecnológico, ficou cada vez mais fácil, consumir, usar, descartar e substituir produtos considerados inúteis, tais mudanças evidenciam que a sociedade passou a se comportar como uma sociedade consumista. Diante deste cenário, com o descarte e substituição mais rápida de produtos, o aumento na quantidade de resíduos sólidos constitui-se em uns dos problemas mais urgentes da atualidade. O presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção de docentes de uma escola no município de São Raimundo das Mangabeiras – MA, bem como a realização de atividades educativas com discentes da escola, relacionadas a questão de resíduos sólidos. Para isso foi aplicado um questionário junto aos docentes, em que se pode analisar a percepção dos mesmos com temas referentes aos resíduos sólidos e a prática do ensino. Além disso foram realizadas atividades educativas com os discentes, uma prática e uma discursiva, onde a turma pode entender a importância de conceitos como reduzir, reaproveitar e reciclar o lixo. Sobre a prática foi possível produzir um coletor/lixeira a partir de tampinhas de garrafa PET coletadas pelos alunos da turma do 5o ano do ensino fundamental desta escola. Podemos concluir que os docentes consideram importante que a Educação Ambiental faça parte do ensino dos alunos e que a temática de resíduos sólidos seja abordada no ambiente escolar, embora menos da metade tenha conhecimento sobre o assunto e cerca de um terço nunca abordou o assunto em suas aulas.
Descrição: ABSTRACT With the advent of industrialization and technological advancement, it became increasingly easier to consume, use, discard and replace products considered useless, such changes show that society started to behave like a consumer society. Given this scenario, with the faster disposal and replacement of products, the increase in the amount of solid waste constitutes one of the most urgent problems of our time. This study aimed to analyze the perception of teachers at a school in the city of São Raimundo das Mangabeiras - MA, as well as the realization of educational activities with students at the school, related to the issue of solid waste. For this, a questionnaire was applied to the professors, in which the perception of them with themes related to solid waste and the practice of teaching can be analyzed. In addition, educational activities were carried out with the students, a practice and a discourse, where the class could understand the importance of concepts such as reducing, reusing and recycling waste. About the practice, it was possible to produce a collector/trash from PET bottle caps collected by students in the 5th grade of elementary school at this school. We can conclude that teachers consider it important that Environmental Education is part of the teaching of students and that the issue of solid waste is addressed in the school environment, although less than half have knowledge about the subject and about a third have never addressed the subject in their classes.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5237
Aparece nas coleções:TCC de Graduação Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Campus de Balsas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THAISMARIAMORAISPONTES.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.