Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5239
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorARAÚJO, Déborah Pimentel de-
dc.date.accessioned2022-06-23T17:21:44Z-
dc.date.available2022-06-23T17:21:44Z-
dc.date.issued2021-09-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5239-
dc.descriptionABSTRACT The use of Building Information Modeling (BIM) technology has been gaining ground in the area of Civil Engineering, both in the public and private sectors. Despite this, the adoption of BIM in undergraduate courses at public higher education institutions is still punctual and this is due to a variety of factors, ranging from the lack of adequate infrastructure and equipment to the limited space in the curriculum. Thus, this research aims to analyze how BIM technology is approached in Civil Engineering courses of public Higher Education Institutions (IES) in the State of Maranhão. For this, a survey of public HEIs in the state of Maranhão that have the Civil Engineering course and the collection of Pedagogical Projects of the Courses (PPC) was carried out, so that they could be covered in relation to the presence of BIM technology in PPC, in addition to also check the PPC as characteristics of computer labs based on the need for the use of BIM technology. Subsequently, an online questionnaire was requested from the students of the Interdisciplinary Bachelor of Science and Technology (BICT) and Civil Engineering course at the Balsas campus of the Federal University of Maranhão (UFMA), in order to analyze their perception of BIM technology. Through the analysis of the data in the PPC, it was possible to notice that the pedagogical projects do not deal with BIM technology and, in relation to the use of new technologies, the PPC only present generic approaches. In relation to the courses' computer labs, some PPCs present information about their physical infrastructure, as well as about the computer configurations, but most PPCs do not have information about the computer labs. Through the evaluated questionnaire, noting that a high percentage of students are unaware of the BIM tool, but that a good part of the students are interested in knowing the BIM technology, in addition to understanding that the use of BIM technology should be encouraged and implemented at the university. Therefore, this analysis shows that there is a lot to be overcome by these institutions for the implementation of BIM in education. The inclusion of BIM technology in PPC is an important step, since without a careful design of a proposal to start the implementation of BIM in PPC, all other steps will be impaired, making it difficult to plan for the implementation of BIM in courses.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO O uso da tecnologia Building Information Modeling (BIM) ou Modelagem da Informação da Construção vem ganhando espaço na área da Engenharia Civil, tanto no setor público quanto no setor privado. Apesar disso, a adoção do BIM em cursos de graduação nas instituições públicas de ensino superior ainda é pontual e isso se deve a uma variedade de fatores, que vão desde à falta de infraestrutura e de equipamentos adequados ao pouco espaço na matriz curricular. Sendo assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar como a tecnologia BIM é abordada nos cursos de Engenharia Civil das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Estado do Maranhão. Para isso, foi feito um levantamento das IES públicas do estado do Maranhão que possuem o curso de Engenharia Civil e a coleta dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC), para que pudessem ser analisados com relação à presença da tecnologia BIM nos PPC, além de verificar também nos PPC as características dos laboratórios de informática tendo como base as necessidades referentes ao uso da tecnologia BIM. Posteriormente, foi aplicado um questionário online com os discentes do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) e Engenharia Civil da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) campus de Balsas, a fim de analisar a percepção destes em relação à tecnologia BIM. Por meio da análise dos dados nos PPC, foi possível perceber que os projetos pedagógicos não tratam da tecnologia BIM e, com relação ao uso de novas tecnologias, os PPC apresentam apenas abordagens genéricas. Com relação aos laboratórios de informática dos cursos, alguns PPC apresentam informações sobre a infraestrutura física dos mesmos, bem como sobre as configurações dos computadores, porém a maioria dos PPC não possui informações sobre os laboratórios de informática. Através do questionário aplicado, observou se que um percentual alto de alunos desconhece a ferramenta BIM, mas que boa parte dos discentes se mostraram interessados em conhecer a tecnologia BIM, além de entenderem que o uso da tecnologia BIM deve ser incentivado e implementado na universidade. Sendo assim, esta análise mostra que há muito o que ser vencido por essas instituições para a implantação do BIM no ensino. A inclusão da tecnologia BIM nos PPC é uma etapa importante, pois sem um delineamento criterioso de uma proposta de início de implantação do BIM nos PPC, todas as outras etapas que serão necessárias ficarão prejudicadas, dificultando um possível planejamento para implementação do BIM nos cursos.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectBIM;pt_BR
dc.subjectEngenharia Civil;pt_BR
dc.subjectEnsino;pt_BR
dc.subjectMaranhão.pt_BR
dc.titleA ferramenta BIM nos cursos de Engenharia Civil das instituições públicas de ensino superior do Estado do Maranhãopt_BR
dc.title.alternativeThe BIM tool in Civil Engineering courses at public higher education institutions in the State of Maranhãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Engenharia Civil do Campus de Balsas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DÉBORAHPIMENTELDEARAÚJO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso895,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.