Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5249
Título: Análise da viabilidade da implantação de ciclofaixa no acesso aos conjuntos habitacionais Veneza I e II, em Balsas - MA
Título(s) alternativo(s): Analysis of the feasibility of implementing a bicycle lane in the access to the Veneza I and II housing developments, in Balsas - MA
Autor(es): RISTOF, Vandressa Batista
Palavras-chave: habitação social;
mobilidade sustentável;
ciclofaixa.
social housing;
sustainable mobility;
cycle lane.
Data do documento: 16-Set-2021
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Para diminuir a desigualdade social e aprimorar a ocupação urbana de forma planejada, desenvolveu-se no país programas de Habitação de Interesse Social, à exemplo e com maior amplitude, o programa do governo federal Minha Casa Minha Vida (MCMV). Instalados em áreas de expansão, a exemplo do MCMV, os conjuntos de habitação social Veneza (CHV) I e II ficam alocados na periferia da cidade de Balsas-MA, longe da maioria da infraestrutura necessária para a satisfação dos moradores. A distância existente pode ou não ser superada pela mobilidade da população. Diante disso, o presente trabalho busca estudar a realidade da mobilidade urbana dos moradores dos CHV I e II, assim como a viabilidade técnica para a implantação de ciclofaixa, que representa uma alternativa para melhorar a qualidade e a segurança do deslocamento destes moradores. No desenvolvimento do presente trabalho, pode-se compreender a influência da mobilidade urbana na qualidade de vida das pessoas. Desta forma, compreende-se que a moradia digna está muito além das paredes de uma residência. Os CHV I e II abrigam a população, mas ao mesmo tempo deve ser garantido o deslocamento desses moradores para os demais espaços de lazer, cultura, trabalho e educação, existentes na cidade. Por meio de questionário aplicado e das análises realizadas, verifica-se que o principal meio de transporte dos moradores dos CHV I e II é a bicicleta. Além disso, a bicicleta é o meio de transporte mais acessível para pessoas de baixa renda. Indica-se que o poder público atue no incentivo e conscientização da população para o uso correto dos mecanismos de segurança, ciclofaixa, ciclorota e afins, através da garantia de infraestrutura suficiente, melhoria na qualidade das calçadas, iluminação pública, segurança e ampla sinalização.
Descrição: ABSTRACT In order to reduce social inequality and improve urban occupation in a planned manner, Social Interest Housing programs were developed in the country, such as the federal government's Minha Casa Minha Vida (MCMV) program. Installed in expansion areas, such as the MCMV, the Venice social housing complexes (CHV) I and II are located on the outskirts of the city of Balsas-MA, far from most of the infrastructure needed to satisfy residents. The existing distance may or may not be overcome by population mobility. Therefore, this work seeks to study the reality of urban mobility of residents of CHV I and II, as well as the technical feasibility of implementing a cycle lane, which represents an alternative to improve the quality and safety of displacement of these residents. In the development of this work, it is possible to understand the influence of urban mobility on people's quality of life. In this way, it is understood that decent housing is far beyond the walls of a residence. The CHV I and II shelter the population, but at the same time, the displacement of these residents to other spaces of leisure, culture, work and education, existing in the city, must be guaranteed. Through an applied questionnaire and the analyzes carried out, it appears that the main means of transport for the residents of CHV I and II is the bicycle. Furthermore, the bicycle is the most accessible means of transport for low-income people. It is indicated that the public authorities act to encourage and raise awareness of the population for the correct use of safety mechanisms, cycle lanes, cycle paths and the like, through the guarantee of sufficient infrastructure, improvement in the quality of sidewalks, public lighting, security and extensive signage.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5249
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Engenharia Civil do Campus de Balsas

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