Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5261
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRIBEIRO, Fabio Neves-
dc.date.accessioned2022-06-27T12:16:47Z-
dc.date.accessioned2022-06-27T12:16:58Z-
dc.date.available2022-06-27T12:16:47Z-
dc.date.available2022-06-27T12:16:58Z-
dc.date.issued2019-12-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5261-
dc.description.abstractRESUMO O professor é considerado um dos principais profissionais da educação, sendo este, essencial em uma sociedade, por ser responsável pela formação das diferentes áreas de conhecimento, importantes para o desenvolvimento técnico e científico de um país. A formação de profissionais para o exercício da docência destaca-se como um tema importante dentre as políticas públicas para a educação em favor de sua melhoria para a sociedade. Desta forma, faz se necessário o conhecimento sobre o perfil, condições de trabalho e práticas didático pedagógicas, neste estudo, sobre os docentes de Biologia, ciência importante para a formação científica da Educação Básica. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o perfil sociodemográfico, econômico e profissional dos professores, bem como, identificar suas características didático-pedagógicas e verificar se o perfil do profissional estava relacionado com a sua prática docente. A população foi composta por professores de Biologia atuantes na rede estadual de ensino da Regional de Imperatriz-MA, sendo esta composta por quinze municípios. Houve a participação de 50 pessoas durante dois meses (setembro e outubro de 2019), após este período, submeteu-se as análises com este total de professores. O trabalho se desenvolveu através de uma abordagem quali-quantitativa exploratória, considerando as informações que foram obtidas em relação aos sujeitos da pesquisa, através da aplicação de questionário com perguntas objetivas e subjetivas. Os dados coletados foram armazenados em um banco de dados específico criado no programa Microsoft Excel versão 2016. Após a verificação de erros e inconsistências, realizou-se uma padronização, como em números e grafia de palavras que dificultavam a leitura pelo programa, desenvolvendo uma análise descritiva por meio de frequências relativas e absolutas das características sociodemográficas, didáticas e profissionais, utilizando-se o programa IBM SPSS 24. Apresentou como resultados, profissionais formados em sua maioria na área em que atuam, uma porcentagem significativa em relação aos resultados sobre docentes de Biologia a nível nacional e do Estado do Maranhão. Porém, ainda foi possível encontrar professores com outras formações, diferentes da área em que estavam atuando. Seguido de fatores mencionados pelos sujeitos da pesquisa sobre as condições de trabalho que ainda dificultam o processo de ensino e aprendizagem, assim como as diversas características didáticas desenvolvidas a fim de realizar um processo formativo significativo na disciplina.__ABSTRACT The teacher is considered one of the main professionals of education, being essential in a society, being responsible for the formation of the different areas of knowledge, important for the technical and scientific development of a country. The formation of professionals for the teaching practice stands out as an important theme among the public policies for the education in favor of its improvement for the society. Thus, it is necessary to know about the profile, working conditions and didactic-pedagogical practices, in this study, about Biology teachers, an important science for the scientific formation of Basic Education. This research aimed to analyze the socio-demographic, economic and professional profile of teachers, as well as identify their didactic-pedagogical characteristics and verify if the professional profile was related to their teaching practice. The population consisted of biology teachers working in the state school system of the region Imperatriz-MA, which is composed of fifteen municipalities. 50 people participated during two months (September and October 2019), after this period, the analyzes were submitted with this total of teachers. The work was developed through an exploratory qualitative and quantitative approach, considering the information that was obtained in relation to the research subjects, through the application of a questionnaire with objective and subjective questions. The collected data were stored in a specific database created in the Microsoft Excel version 2016 program. After checking for errors and inconsistencies, a standardization was performed, as in numbers and spelling of words that made it difficult to read by the program, developing an analysis. descriptive by means of relative and absolute frequencies of sociodemographic, didactic and professional characteristics, using the IBM SPSS 24 program. Biology at national and state level of Maranhão. However, it was still possible to find teachers with other backgrounds, different from the area in which they were working. Followed by factors mentioned by the research subjects about working conditions that still hinder the teaching and learning process, as well as the various didactic characteristics developed in order to perform a significant formative process in the discipline.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectdocência;pt_BR
dc.subjectensino de Biologia;pt_BR
dc.subjectmetodologias de ensino;pt_BR
dc.subjectteaching;pt_BR
dc.subjectBiology teaching;pt_BR
dc.subjectteaching methodologiespt_BR
dc.titleFormação e prática docente de professores de Biologia da regional de Imperatriz -MApt_BR
dc.title.alternativeTraining and teaching practice of Biology teachers from the regional of Imperatriz -MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Biologia do Campus de Imperatriz
TCC de Graduação em Ciências Naturais/Biologia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FABIONEVES.pdf1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.