Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/5272
Título: | A música no ensino de biologia uma estratégia para sensibilização sobre os temas ambientais |
Título(s) alternativo(s): | Music in Biology Teaching - a strategy for Sensitizing to environmental issues |
Autor(es): | TOMAZ, Maria De Jesus Viana |
Palavras-chave: | cultura; ciência; meio ambiente. culture; science; Environment. |
Data do documento: | 22-Set-2021 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | Resumo Este trabalho teve como objetivo investigar como a utilização da música contribui para o desenvolvimento da aprendizagem e para sensibilização sobre temas ambientais, utilizando-a como recurso para aproximação dos estudantes com a cultura e com os conhecimentos científicos. A pesquisa foi realizada com estudantes da 1 série do ensino médio. A abordagem é quali-quantitativa e o instrumento de coleta de dados foi um questionário aberto sobre o tema realizado após a atividade educativa. Foi realizada análise de conteúdo, com as categorias organizadas a posteriori, as respostas também foram analisadas utilizando o software IRAMUTEQ. A música estimulou o senso crítico e promoveu uma sensibilização e discussão sobre os problemas ambientais permitindo que os estudantes relacionassem os conhecimentos conceituais com a realidade. |
Descrição: | Abstract This work aimed to investigate how the use of music contributes to the development of learning and awareness of environmental issues, using it as a resource to bring students closer to culture and scientific knowledge. The research was carried out with students from the 1st grade of high school. The approach is quali-quantitative and the data collection instrument was an open questionnaire on the topic carried out after the educational activity. Content analysis was performed, with the categories organized a posteriori, the answers were also analyzed using the IRAMUTEQ software. The music stimulated critical thinking and promoted awareness and discussion about environmental problems, allowing students to relate conceptual knowledge to reality. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/5272 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIADEJESUSVIANATOMAZ.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.