Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5272
Título: A música no ensino de biologia uma estratégia para sensibilização sobre os temas ambientais
Título(s) alternativo(s): Music in Biology Teaching - a strategy for Sensitizing to environmental issues
Autor(es): TOMAZ, Maria De Jesus Viana
Palavras-chave: cultura;
ciência;
meio ambiente.
culture;
science;
Environment.
Data do documento: 22-Set-2021
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Resumo Este trabalho teve como objetivo investigar como a utilização da música contribui para o desenvolvimento da aprendizagem e para sensibilização sobre temas ambientais, utilizando-a como recurso para aproximação dos estudantes com a cultura e com os conhecimentos científicos. A pesquisa foi realizada com estudantes da 1 série do ensino médio. A abordagem é quali-quantitativa e o instrumento de coleta de dados foi um questionário aberto sobre o tema realizado após a atividade educativa. Foi realizada análise de conteúdo, com as categorias organizadas a posteriori, as respostas também foram analisadas utilizando o software IRAMUTEQ. A música estimulou o senso crítico e promoveu uma sensibilização e discussão sobre os problemas ambientais permitindo que os estudantes relacionassem os conhecimentos conceituais com a realidade.
Descrição: Abstract This work aimed to investigate how the use of music contributes to the development of learning and awareness of environmental issues, using it as a resource to bring students closer to culture and scientific knowledge. The research was carried out with students from the 1st grade of high school. The approach is quali-quantitative and the data collection instrument was an open questionnaire on the topic carried out after the educational activity. Content analysis was performed, with the categories organized a posteriori, the answers were also analyzed using the IRAMUTEQ software. The music stimulated critical thinking and promoted awareness and discussion about environmental problems, allowing students to relate conceptual knowledge to reality.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5272
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIADEJESUSVIANATOMAZ.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.