Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5272
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTOMAZ, Maria De Jesus Viana-
dc.date.accessioned2022-07-05T14:08:16Z-
dc.date.available2022-07-05T14:08:16Z-
dc.date.issued2021-09-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5272-
dc.descriptionAbstract This work aimed to investigate how the use of music contributes to the development of learning and awareness of environmental issues, using it as a resource to bring students closer to culture and scientific knowledge. The research was carried out with students from the 1st grade of high school. The approach is quali-quantitative and the data collection instrument was an open questionnaire on the topic carried out after the educational activity. Content analysis was performed, with the categories organized a posteriori, the answers were also analyzed using the IRAMUTEQ software. The music stimulated critical thinking and promoted awareness and discussion about environmental problems, allowing students to relate conceptual knowledge to reality.pt_BR
dc.description.abstractResumo Este trabalho teve como objetivo investigar como a utilização da música contribui para o desenvolvimento da aprendizagem e para sensibilização sobre temas ambientais, utilizando-a como recurso para aproximação dos estudantes com a cultura e com os conhecimentos científicos. A pesquisa foi realizada com estudantes da 1 série do ensino médio. A abordagem é quali-quantitativa e o instrumento de coleta de dados foi um questionário aberto sobre o tema realizado após a atividade educativa. Foi realizada análise de conteúdo, com as categorias organizadas a posteriori, as respostas também foram analisadas utilizando o software IRAMUTEQ. A música estimulou o senso crítico e promoveu uma sensibilização e discussão sobre os problemas ambientais permitindo que os estudantes relacionassem os conhecimentos conceituais com a realidade.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectcultura;pt_BR
dc.subjectciência;pt_BR
dc.subjectmeio ambiente.pt_BR
dc.subjectculture;pt_BR
dc.subjectscience;pt_BR
dc.subjectEnvironment.pt_BR
dc.titleA música no ensino de biologia uma estratégia para sensibilização sobre os temas ambientaispt_BR
dc.title.alternativeMusic in Biology Teaching - a strategy for Sensitizing to environmental issuespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIADEJESUSVIANATOMAZ.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.