Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5276
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPINHO, Layane Viegas de-
dc.date.accessioned2022-07-06T17:08:12Z-
dc.date.available2022-07-06T17:08:12Z-
dc.date.issued2022-01-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5276-
dc.descriptionThe present work seeks to analyze the didactics adopted by the teachers of the Librarianship course at the Federal University of Maranhão, considering that didactics is a fundamental element for the quality of the teaching and learning process. The objectives are: to reflect on the concepts about didactics and teaching methods based on literature. Map the Course's Pedagogical Political Project to ascertain information regarding the course's pedagogical structure. Check which teaching methodologies used by the course teachers. Investigate the point of view of teachers and students regarding the teaching and learning process. Initially, a bibliographic research was determined as a methodology, followed by a field study, which had as its principle the contact with teachers and students, through the questionnaire as a way to survey the opinions of the subjects involved about the subject in question. The results found showed that some teachers strive to act in a didactic way in the classroom, contributing to the student's learning, where they act in a democratic way, while some teachers do not have a didactic posture. It is concluded that the didactics of the Librarianship Course teachers must be improved through continuing education so that the quality of teaching within the classrooms can be improved, given that some teachers do not yet have the domain of didactics according to the perspectives of the respondent students.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca analisar a didática adotada pelos professores do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão, tendo em vista que a didática é um elemento fundamental para que o processo de ensino e aprendizagem seja de qualidade. Têm- se como objetivos: refletir os conceitos a respeito da didática e dos métodos de ensino a partir da literatura. Mapear o Projeto Político Pedagógico do Curso para averiguar informações referente à estrutura pedagógica do curso. Verificar quais metodologias de ensino são utilizadas pelos professores do curso. Investigar o ponto de vista dos professores e alunos a respeito do processo de ensino e aprendizagem. Determinou-se como metodologia uma pesquisa bibliográfica e documental, seguida de um estudo de campo, que teve como princípio o contato com professores e alunos, através do questionário online como instrumento para a coleta de dados para levantamento das opiniões dos sujeitos envolvidos a respeito do assunto em questão. Os resultados encontrados evidenciaram que alguns professores se empenham em agir de forma didática em sala de aula contribuindo para o aprendizado do aluno, onde agem de maneira democrática, enquanto alguns docentes não possuem uma postura didática. Conclui-se que a didática dos professores do Curso de Biblioteconomia deve ser aprimorada por meio de uma educação continuada para que assim se possa melhorar a qualidade do ensino dentro das salas de aula, tendo em vista que alguns professores não possuem ainda o domínio da didática de acordo com as perspectivas dos discentes respondentes.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectEducação superior;pt_BR
dc.subjectDidática;pt_BR
dc.subjectCurso de Biblioteconomia;pt_BR
dc.subjectUFMApt_BR
dc.subjectCollege education;pt_BR
dc.subjectDidactics;pt_BR
dc.subjectLibrarianship Course;pt_BR
dc.subjectUFMApt_BR
dc.titleDIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: uma análise do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.title.alternativeDIDACTICS IN HIGHER EDUCATION: an analysis of the Librarianship Course of the Federal University of Maranhãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAYANE VIEGASvec.pdfTCC de Graduação51,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.