Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/5277
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | PESTANA, Maria Luiza dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-06T17:22:49Z | - |
dc.date.available | 2022-07-06T17:22:49Z | - |
dc.date.issued | 2022-01-31 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/5277 | - |
dc.description | The School Library is a space of importance and fundamental to the reading and research experiences in the training of young readers. This study analyzes the School Library of Colégio de Aplicação da UFMA as a significant space to train critical readers and stimulate school research aiming to expand students' knowledge through pedagogical practices, having the library as a space for discoveries, playfulness, and knowledge. The study's general objective is to find out how the COLUN School Library fulfills its pedagogical function of mediating reading and knowledge through school research; and, its specific objectives, to know the motivations of users to use the Colégio Universitário library, verify the formation and development of reading and research experiences in the context of the COLUN Library and analyze the participation of the COLUN School Library in carrying out projects on reading incentive. The research subjects were teachers, 9th-grade students A, B and C of Elementary School – Final Years – from Colégio Universitário Campus Dom Delgado, São Luís, and the librarian. The research is characterized as descriptive and exploratory, using a questionnaire with open and closed questions, as it is an adequate instrument for data collection and formulation of results. The results of this investigation indicate that students from the UFMA application college attend the library to carry out readings independently of school activities, as well as to research their educational activities, because, for them, the School Library is a place of consultation, research, knowledge, and information. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Biblioteca Escolar é um espaço de vivência de leitura e pesquisa importante e fundamental na formação dos jovens leitores. Este estudo analisa a Biblioteca Escolar do Colégio de Aplicação da UFMA como espaço significativo para formar leitores críticos e estimular a pesquisa escolar com vistas a ampliar o conhecimento dos alunos através das práticas pedagógicas tendo a biblioteca como o espaço de descobertas, ludicidade e conhecimento. O estudo tem como objetivo geral conhecer como a Biblioteca Escolar do COLUN cumpre sua função pedagógica de mediar a leitura e o conhecimento através da pesquisar escolar; e, como objetivos específicos, conhecer as motivações dos usuários para utilizar a biblioteca do Colégio Universitário, verificar a formação e desenvolvimento de experiências de leitura e pesquisa no contexto da Biblioteca do COLUN e analisar a participação da Biblioteca Escolar do COLUN na realização de projetos sobre incentivo à leitura. Os sujeitos da pesquisa foram professores, alunos do 9º ano A, B e C do Ensino Fundamental – Anos Finais – do Colégio Universitário Campus Dom Delgado, São Luís e a bibliotecária. A pesquisa se caracteriza como descritiva e exploratória com utilização de questionário com perguntas abertas e fechadas, por ser um instrumento adequado à coleta de dados e formulação dos resultados. Os resultados da investigação apontam que os alunos do colégio de aplicação da UFMA frequentam a biblioteca para realizarem leituras independentemente de atividades escolares, assim como, para fazerem pesquisa de suas atividades educacionais, pois, para eles, a Biblioteca Escolar é um local de consulta, pesquisa, conhecimento e informação. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | biblioteca escolar; | pt_BR |
dc.subject | formação de leitores; | pt_BR |
dc.subject | bibliotecário escolar | pt_BR |
dc.subject | school library; | pt_BR |
dc.subject | reader training; | pt_BR |
dc.subject | school librarian | pt_BR |
dc.title | BIBLIOTECA ESCOLAR, SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE JOVENS LEITORES DO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS: estudo de caso Colégio Universitário da UFMA | pt_BR |
dc.title.alternative | FUNDAMENTAL EDUCATION READERS - FINAL YEARS: a case study from UFMA University College | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIA LUIZA.pdf | TCC de Graduação | 26,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.