Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5282
Título: A utilização do software celestia para o ensino de astronomia no Ensino Fundamental II por meio da modalidade EaD: uma experiência no ensino-aprendizagem do sistema solar
Título(s) alternativo(s): The use of the celestia software for teaching astronomy in the EaD modality: an experience in the teaching-learning of the solar system
Autor(es): COSTA, Darckian David do Nascimento
Palavras-chave: Astronomia;
Ensino à distância;
Software Celestia.
Astronomy;
e-learning;
Celestia software.
Data do documento: 5-Mai-2021
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Inúmeras metodologias e recursos didáticos que dão a importância às aulas de astronomia e favorecem com maiores resultados na compreensão do conteúdo estão surgindo em detrimento às práticas educacionais vigentes. Com isso, este trabalho teve como objetivo analisar as contribuições de um software no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo sistema solar em meio as aulas na modalidade EaD. A aula com o uso do Celestia foi executada durante uma intervenção pedagógica tendo como sujeitos da pesquisa duas turmas, sendo uma do 8o e a outra do 9o ano de uma escola privada situada na cidade de São Bernardo – MA. A pesquisa científica baseou-se em autores como Capozzoli (2011), Sagan (1996), Afonso e Nadal (2003), Marques (2018), Gonçalves, Vieira (2013), Vasques e Lima (2016), Ausubel, 2003 e documentos nacionais de competência educacional como os PCNs (1997 e 1998) e a BNCC (2017). O desenvolvimento dos alunos depois da proposta de aula teórica e após a metodologia com o uso do software Celestia foram obtidos através da aplicação e reaplicação de um questionário. Todas as aulas e aplicações dos questionários foram feitas por meio da modalidade de ensino à distância (EaD). Os resultados da reaplicação do questionário após a aula com o uso do software revelaram melhorias na aprendizagem dos alunos para ambas as turmas, com isso espera-se contribuições positivas deste recurso ao longo das aulas de astronomia.
Descrição: Countless methodologies and didactic resources that give importance to astronomy classes and favor with greater results in understanding the content are appearing to the detriment of current educational practices. With this, this work aimed to analyze the contributions of a software in the teaching-learning process of the solar system content in the middle of the classes in the distance learning modality. The class with the use of Celestia was carried out during a pedagogical intervention with two classes as subjects of the research, one from the 8th and the other from the 9th grade of a private school located in the city of São Bernardo - MA. Scientific research was based on authors such as Capozzoli (2011), Sagan (1996), Afonso and Nadal (2003), Marques (2018), Gonçalves, Vieira (2013), Vasques and Lima (2016), Ausubel, 2003 and documents national educational competencies such as the PCNs (1997 and 1998) and the BNCC (2017). The development of students after the proposal for a theoretical class and after the methodology using the Celestia software were obtained through the application and reapplication of a questionnaire. All classes and application of the questionnaires were made using the distance learning modality (DE). The results of reapplying the questionnaire after class with the use of the software revealed improvements in the students' learning for both classes, with this it is expected positive contributions of this resource throughout the astronomy classes.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5282
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DARCKIANDAVIDDONASCIMENTOCOSTA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.