Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5283
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dc.contributor.authorBASTOS, Francisco das Chagas Sousa-
dc.date.accessioned2022-07-08T16:38:14Z-
dc.date.available2022-07-08T16:38:14Z-
dc.date.issued2021-09-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5283-
dc.descriptionABSTRACT Dropping out of higher education has become a constant problem for Federal Universities in Brazil, as students often drop out of the course. There are several factors associated with the causes of these evasion. Regarding the Degrees offered at UFMA, specifically in the Natural Sciences/Chemistry Course, this problem has been aggravated and the reasons are still unknown by academic management. Given this and the lack of studies in this academic context, this study aims to investigate the possible causes of dropout through semi-structured questionnaires, involving students who entered and later dropped out of the course. It also seeks to investigate whether the university has strategies to reduce dropouts. From the collected data, some causes were pointed out, and the main ones are related to displacement difficulties, difficulties in reconciling work with studies, family, etc. It is also verified that there is no evidence of management actions to reduce dropouts. It is evident, therefore, that dropout is mainly caused by the students' personal reasons, however, the real need for actions on the part of the university that lead to an understanding of such factors is evident, as well as: a mapping of the number of students who drop out by period, gradual questioning about the reasons for dropout, an improvement in the offer of courses, among others.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO A evasão no ensino superior tem se tornado um constante problema para as Universidades Federais no Brasil, visto que, frequentemente alunos abandonam o curso. Diversos são os fatores associados às causas destas evasões. No que condiz às Licenciaturas ofertadas na UFMA, especificamente no Curso de Ciências Naturais/Química essa problemática tem se agravado e os motivos ainda são desconhecidos por parte da gestão acadêmica. Diante disso e da carência de estudos nessa no âmbito acadêmico, este estudo tem por objetivo investigar as possíveis causas de evasão por meio de questionários semiestruturados, envolvendo os alunos que ingressaram e posteriormente se evadiram do curso. Busca-se também investigar se a universidade apresenta estratégias para diminuir a evasão. A partir dos dados coletados algumas causas foram apontadas e as principais estão relacionadas às dificuldades de deslocamento, dificuldades para conciliar trabalho aos estudos, família, etc. Verifica-se também que não há evidência de ações da gestão para diminuir a evasão. Evidencia-se, portanto, que a evasão é causada principalmente por motivos pessoais dos alunos entretanto, fica evidente a real necessidade de ações por parte da universidade que levam a compreensão de tais fatores, assim como: um mapeamento do quantitativo de alunos que se evadem por período, questionamentos graduais sobre as motivações da evasão, uma melhoria na oferta de cursos, entre outras.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectEnsino Superior;pt_BR
dc.subjectUniversidade Federal;pt_BR
dc.subjectLicenciatura em química;pt_BR
dc.subjectevasão;pt_BR
dc.subjectHigher Education;pt_BR
dc.subjectFederal University;pt_BR
dc.subjectChemistry graduation;pt_BR
dc.subjectevasion.pt_BR
dc.titleA evasão no ensino superior: curso de licenciatura em ciências naturais/química - Campus São Bernardopt_BR
dc.title.alternativeThe evasion in higher education: degree course in natural sciences/chemistry - Campus São Bernardopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

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