Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5284
Título: O ensino remoto emergencial na escola Cônego Nestor Cunha em Santa Quitéria do Maranhão durante a pandemia do Covid-19
Título(s) alternativo(s): The emergency remote education in the Cônego Nestor Cunha school in Santa Quitéria do Maranhão during the Covid-19 pandemic
Autor(es): LIMA, Ithamayara Rodrigues de
Palavras-chave: Ensino remoto;
Tecnologias de Informação e Comunicação;
ensino aprendizagem,
metodologias;
pandemia.
Remote teaching;
Information and Communication Technologies;
teaching learning;
methodologies;
pandemic.
Data do documento: 22-Set-2021
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO O presente trabalho aborda os desafios do ensino remoto emergencial, vivenciados por alunos de escolas públicas durante a pandemia da covid 19, no município de Santa Quitéria do Maranhão, objetivando por meio da aplicação de questionários a alunos e professores do Centro de Ensino Cônego Nestor Cunha, verificar se os métodos utilizados pelos educadores no ensino remoto durante a pandemia do Covid 19 foram bons ou ruins para os alunos do município de Santa Quitéria do Maranhão. Por meio da realização deste trabalho pode se identificar que a falta de interação entre professores e alunos, e a falta de acesso à internet são os principais desafios enfrentados no ensino remoto, afetando assim a qualidade das metodologias utilizadas pelos professores durante o ensino remoto. Acentuamos ainda a importância de investimentos públicos para que haja melhoria e evolução do ensino remoto, além de mudanças nas práticas educacionais utilizadas no ensino presencial que foram transferidas para o ensino remoto. Pois fica evidente a importância do ensino remoto para que o processo de ensino aprendizagem continue a acontecer durante a pandemia, fazendo uso principalmente das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como ferramentas facilitadoras na construção do saber.
Descrição: ABSTRACT The present work addresses the challenges faced in distance learning, in remote mode, by public school students during Covid 19 pandemic, in the municipality of Santa Quitéria do Maranhão, aiming at applying questionnaires to students and teachers at the Education Center Cônego Nestor Cunha, to verify whether the methods used by educators in remote education during a Covid 19 pandemic were good or ruined for students in the municipality of Santa Quitéria do Maranhão. Through this work it can be identified that the lack of interaction between teachers and students, and the lack of internet access are the main challenges faced in remote education, thus affecting the quality of the methodologies used by teachers during remote education. We also emphasize the importance of public investments for the improvement and evolution of remote learning, in addition to changes in educational practices used in face-to-face teaching that were transferred to remote learning. For the importance of remote teaching for the teaching-learning process to continue to happen during a pandemic is evident, making use mainly of Information and Communication Technologies (ICTs) as facilitating tools in the knowledge construction.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5284
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ITHAMAYARARODRIGUES DELIMA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso12,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.