Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/5285
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | ARAÚJO, Karla Augusta Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-08T17:10:38Z | - |
dc.date.available | 2022-07-08T17:10:38Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-20 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/5285 | - |
dc.description | ABSTRACT The new teaching conditions, brought about by the Covid-19 pandemic, have severely affected the educational system. Changes were necessary in order to adapt to the current situation. In this aspect, the present research had as a general objective to analyze the difficulties encountered by students and teachers in relation to the pandemic in a high school in the city of Água Doce, MA. To achieve this goal, three specific objectives were elaborated: 1. To investigate how teachers are doing to adapt to the pandemic context in relation to the school; 2. Identify the main difficulties encountered by students to reconcile the pandemic with school activities; 3. Compare the difficulties presented by teachers and students to adapt to this moment of pandemic. The methodology used to answer the problematization of this research was of a quanti-qualitative nature, in which a bibliographic analysis and a field research were carried out. For the field research, we used two forms developed in the Google forms platform, one containing five open questions, directed to teachers, and another with thirteen open and multiple-choice questions, directed to students, which were sent via WhatsApp. The analyzed results show that the difficulties of the students with remote teaching consist mainly in access to the internet, the lack of technological equipment to assist in the development of activities, distractions at home, face-to-face interaction between teacher and student. As for the teachers, the main difficulties are: lack of skills with the methodologies used (use of technology), lack of government support, family support, and social inequalities. Based on the results obtained, it was also possible to reflect on the challenges that emerged in relation to the pandemic in education, leading us to realize that in order to have a good outcome regarding remote teaching, the collaboration of all those involved in education is necessary: politicians, managers, teachers, students, and the family. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO As novas condições de ensino, provocadas pela pandemia da Covid-19, afetaram severamente o sistema educacional. Mudanças foram necessárias a fim de adaptar-se à atual situação. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo geral analisar as dificuldades encontradas por discentes e docentes, em relação à pandemia, em uma escola do ensino médio do município de Água Doce-MA. Para alcançar esse objetivo, foram elaborados três objetivos específicos: 1. Investigar como os docentes estão fazendo para se adaptar ao contexto pandêmico em relação à escola; 2. Identificar as principais dificuldades encontradas pelos discentes para conciliar a pandemia com as atividades escolares; 3. Comparar as dificuldades apresentadas por docentes e discentes para adaptar-se a este momento de pandemia. A metodologia utilizada para responder a problematização desta pesquisa foi de cunho quanti-qualitativa, na qual se realizou uma análise bibliográfica e uma pesquisa de campo. Para a pesquisa de campo, fez-se uso de dois formulários elaborados na plataforma google forms, um contendo cinco perguntas abertas, direcionado aos docentes, e outro com treze questões abertas e de múltipla escolha, direcionado aos discentes, que foram enviados via WhatsApp. Os resultados analisados mostram que as dificuldades dos discentes com o ensino remoto consistem principalmente no acesso à internet, na falta de equipamentos tecnológicos para auxiliar no desenvolvimento das atividades, as distrações em casa, a interação face a face entre docente e discente. No que concerne aos docentes, as principais dificuldades são: a falta de habilidades com as metodologias aderidas (uso da tecnologia), falta de apoio do governo, o apoio da família e as desigualdades sociais. Com base nos resultados obtidos também foi possível refletir sobre os desafios que surgiram em relação à pandemia na educação, levando-nos a perceber que para se ter um bom aproveitamento quanto ao ensino remoto é necessária a colaboração de todos os envolvidos na educação: políticos, gestores, docentes, discentes e a família. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Pandemia; | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto; | pt_BR |
dc.subject | dificuldades. | pt_BR |
dc.subject | Pandemic; | pt_BR |
dc.subject | Remote Learning; | pt_BR |
dc.subject | difficulties. | pt_BR |
dc.title | Os desafios da educação em tempos de pandemia: uma avaliação sobre as dificuldades encontradas por docentes e discentes em uma escola do ensino médio no município de Água Doce do Maranhão | pt_BR |
dc.title.alternative | The challenges of education in times of pandemic: an evaluation of the difficulties encountered by teachers and students in a high school in the municipality of Água Doce do Maranhão | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo. |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KARLAAUGUSTASILVAARAÚJO.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 702,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.