Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5290
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dc.contributor.authorGOMES, Anne Ramayhara Mendes-
dc.date.accessioned2022-07-11T14:42:24Z-
dc.date.available2022-07-11T14:42:24Z-
dc.date.issued2021-09-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5290-
dc.descriptionABSTRACT The research deals with childhood psychosis and its experience with digital books. It addresses how psychosis is structured from a psychoanalytic perspective; understands the importance of digital books in the teaching-learning process; perceives the behavior of children with psychotic structure when they are introduced to the interaction tools offered by digital books; observes if there is an interaction between the literary text and children with psychotic structure; ascertains whether the Digital Books used by children with a psychotic structure are included as a proposal for the inclusive educational model. Cites authors from Librarianship and Technology, mentioning Furtado (2017), Bottentuit (2018), Oliveira (2011), Reis (2016) and Santos (2017), who are already developing research that points to the importance of using technological resources within the educational process, especially in the children's apparatus. The other contributions were made with authors such as Freud (1930), Anna Freud (1965), Winnicott (1957), Kupfer (2017), Klein (1929) Jerusalinsky (1997), Ferreiro (2013) and Lacan (1956) who foment the work dialogue.The research used the fundamentals arising from the cartographic method, which allowed the opening for communication with the reader in first and third person, which we will sometimes find during the research work so as not to lose the experience process experienced by the researcher the approach is qualitative whereas it aims to be descriptive when concerned with the nature of the activity and in describing it, without performing mediations or statistical methods. The instruments used were structured and semi-structured interviews applied to parents and the target audience of the research, listening was fluctuating and attentive to observation, a field diary was used for notes on the route, as well as interactive digital books as mediators of the process. The research shows children that contained atypical development as a criterion for inclusion, with a structure triggered by Psychosis, which in contrast includes children of typical development as exclusion criteria. The databases used to survey the bibliographic sources were Scielo, Portal Capes, Bibliomar online magazine, BDTD (Digital Library of Theses and Dissertations), Federal Council of Psychology and Portal Mec. It concludes that the book is effectivept_BR
dc.description.abstractRESUMO A pesquisa trata da psicose infantil e sua experiência com os livros digitais. Aborda como se estrutura a psicose a partir da perspectiva psicanalítica; entende a importância dos livros digitais no processo de ensino-aprendizagem; percebe o comportamento de crianças com estrutura psicótica ao serem apresentadas às ferramentas de interação oferecidas pelos livros digitais; observa se há interação entre o texto literário e as crianças de estrutura psicótica; averigua se os Livros Digitais utilizados por crianças de estrutura psicótica se insere como proposta ao modelo educacional inclusivo. Cita autores da Biblioteconomia e tecnologia, a mencionar Furtado (2017), Bottentuit (2018), Oliveira (2011), Reis (2016) e Santos (2017), que já desenvolvem pesquisas que apontam sobre a importância da utilização dos recursos tecnológicos dentro do processo educacional, em especial no aparato infantil. As demais contribuições foram feitas com autores como Freud (1930), Anna Freud (1965), Winnicott (1957), Kupfer (2017), Klein (1929) Jerusalinsky (1997), Ferreiro (2013) e o Lacan (1956) que fomentam o diálogo do trabalho. A pesquisa utilizou-se das fundamentações advindas do método cartográfico, o que possibilitou a abertura para uma comunicação com o leitor em primeira e terceira pessoa, que por vezes iremos encontrar durante o trabalho de pesquisa para não perder o processo de experiência vivido pela pesquisadora, a abordagem é qualitativa ao passo que tem por objetivo ser descritiva quando se preocupa com a natureza da atividade e em descrevê-la, sem realizar mediações ou métodos estatísticos. Os instrumentos utilizados foram as entrevistas estruturadas e semiestruturadas aplicadas aos pais e ao público alvo da pesquisa, a escuta teve carácter flutuante e atento á observação, utilizou-se de um diário de campo para anotações do percurso, assim como se usufruiu dos livros digitais interativos como mediadores do processo. A pesquisa mostra crianças que contiveram como critério de inclusão desenvolvimento atípico, com estrutura desencadeada na Psicose, o que em contrapartida entra como critério de exclusão as crianças de desenvolvimento típico. As bases de dados utilizadas para o levantamento das fontes bibliográficas foram a Scielo, Portal Capes, Revista on line Bibliomar, BDTD (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações), Conselho Federal de Psicologia e Portal Mec. Conclui que o livro é eficaz ao proporcionar elos de mediação que fomentam o diálogo entre aluno, professor e família.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjecteducação;pt_BR
dc.subjectlivros digitais;pt_BR
dc.subjectinclusão;pt_BR
dc.subjectpsicose Infantil;pt_BR
dc.subjectpsicanálise.pt_BR
dc.subjecteducation;pt_BR
dc.subjectdigital books;pt_BR
dc.subjectinclusion;pt_BR
dc.subjectchildhood psychosis;pt_BR
dc.subjectpsychoanalysis.pt_BR
dc.titlePsicose infantil e sua experiência com os livros digitaispt_BR
dc.title.alternativeChild psychosis and its experience with digital bookspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga

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