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http://hdl.handle.net/123456789/5291
Título: | Leitura e remição de pena no âmbito curricular dos Cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação da região Nordeste do Brasil |
Título(s) alternativo(s): | Reading and sentence remission in the curricula of Librarianship and Information Science courses in the Northeast region of Brazil |
Autor(es): | TEIXEIRA, Cecilna Miranda de Sousa |
Palavras-chave: | leitura; remição de pena; biblioteca prisional; biblioteconomia; currículo. reading; remission of penalty; prison library; librarianship; resume. |
Data do documento: | 24-Set-2021 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO Estudo das possibilidades Curriculares da temática leitura em ambientes prisionais nos Cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação na Região Nordeste do Brasil. Objetiva identificar nos cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação no âmbito da Graduação na Região Nordeste quanto a existência em sua estrutura curricular e em suas atividades acadêmicas aspectos relacionados à leitura em sistemas prisionais e da remição de pena pela leitura. Metodologicamente consiste em uma pesquisa exploratória de caráter descritivo com abordagem quali–quantitativa, com base em Gil (1996) e Minayo (1993), a partir da pesquisa bibliográfica, fundamentada em Cavalcante e Pinto (2015) versando sobre a literatura do tema, a documental, respaldada em Kripka (2015) com análise dos programas e ementas das disciplinas dos cursos localizados em sites institucionais e de campo com coleta de dados realizada por meio de questionário de acordo com Zamberlan et. al (2014) junto aos(as) coordenadores(as) dos cursos. Buscou-se em seu referencial teórico compreender o processo de envolvimento dos Cursos de Biblioteconomia na região Nordeste com questões relacionadas às bibliotecas dos presídios e o Projeto de remição de pena subsidiada pela Lei 12.433/2011. Logo, a ênfase da pesquisa em questão se direciona a leitura, ao analisar os parâmetros de abordagem no Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação, seu fazer social e sua contribuição como norteadora de eficácia, por meio da análise das ementas dos currículos. Relacionou-se, portanto, à leitura como instrumento auxiliador para a construção da autonomia e cidadania, tendo como lugar de estudo os cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação da região Nordeste do Brasil (JULIÃO E PAIVA, 2014; LINDEMANN, 2020; MIOTTO, 2017). Concluiu-se que em sua estrutura curricular e em suas atividades acadêmicas aspectos relacionados a leitura em sistemas prisionais, foi identificado a leitura que de um modo geral torna-se necessário e urgente preencher a lacuna dos cursos do estudo em relação a leitura específica nos sistemas prisionais como remição de pena na formação acadêmica com propostas voltadas à inserção de disciplinas e ementas dos cursos direcionadas ao fazer bibliotecário como mediador das atividades, de modo a levar informação ao encarcerado, constituindo desta a forma o processo de inclusão social. |
Descrição: | ABSTRACT Study of the Curriculum Possibilities of the Thematic Reading in Prison Environments in the Librarianship and Information Science Courses in the Northeast Region of Brazil. It aims to identify in the Librarianship and Information Science courses within the Undergraduate Program in the Northeast Region, the existence in its curricular structure and in its academic activities, aspects related to reading in prison systems and the remission of sentences for reading. Methodologically, it consists of a descriptive exploratory research with a qualitative- quantitative approach, based on Gil (1996) and Minayo (1993), from the bibliographical research, based on Cavalcante and Pinto (2015) dealing with the literature on the subject, the documentary, supported by Kripka (2015) with an analysis of the programs and syllabuses of the disciplines of the courses located on institutional and field websites with data collection carried out through a questionnaire according to Zamberlan et. al (2014) with the coordinators of the courses. In its theoretical framework, we sought to understand the process of involvement of Librarianship Courses in the Northeast region with issues related to prison libraries and the Project for remission of sentence subsidized by Law 12.433/2011. Therefore, the emphasis of the research in question is directed to reading, by analyzing the parameters of approach in the Library and Information Science Course, its social work and its contribution as a guide for effectiveness, through the analysis of curriculum menus. It was related, therefore, to reading as an auxiliary instrument for the construction of autonomy and citizenship, having as a place of study the courses of Library and Information Science in the Northeast region of Brazil (JULIÃO E PAIVA, 2014; LINDEMANN, 2020; MIOTTO, 2017). It was concluded that in its curricular structure and in its academic activities aspects related to reading in prison systems, reading was identified that in general becomes necessary and urgent to fill the gap in the study courses in relation to specific reading in systems prisons as remission of sentence in academic training with proposals aimed at the insertion of disciplines and course syllabuses aimed at making librarians as mediators of activities, in order to bring information to inmates, thus constituting the process of social inclusion. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/5291 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga |
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CECILNAMIRANDADESOUSATEIXEIRA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 462,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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