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http://hdl.handle.net/123456789/5294
Título: | Representação temática dos saberes da capoeira nas produções científicas indexadas na biblioteca digital de teses e dissertações |
Título(s) alternativo(s): | Thematic representation of capoeira knowledge in scientific productions indexed in the digital library of theses and dissertations |
Autor(es): | FERREIRA, Lia Margarida Coelho |
Palavras-chave: | capoeira; representação temática da informação; produção científica; biblioteca digital brasileira de teses e dissertações. capoeira; thematic representation of information; scientific production; brazilian digital library of theses and dissertations. |
Data do documento: | 23-Set-2021 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO O estudo trata da representação temática e capoeira no âmbito das produções científicas para elaboração de categorias na construção de linguagens documentárias. Objetiva analisar a representação temática dos saberes da capoeira e os assuntos abordados nos resumos dos trabalhos indexados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Evidencia a importância da representação temática desses saberes para organização e recuperação da informação. Ressalta a capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial e sua representação social, política e cultural em seus contextos de existência (CASTRO JÚNIOR, 2010; INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL, 2017). Realiza o mapeamentodos trabalhos científicos integrados da BDTD cujo objeto de investigação seja a capoeira, categorizando os termos utilizados para sua representação. Metodologicamente consiste em um estudo de abordagem qualitativa (GIL, 2002), queutilizou como procedimento a pesquisa bibliográfica e documental (GIL, 2002; PRODANOV; FREITAS, 2013). A coleta de documentos na base de dados selecionada ocorreu por meio da Revisão Sistemática de Literatura (COSTA; ZOLTWSHI, 2014). No solo analítico da pesquisa foi empregada a técnica de Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016). A análise dos resumos, após definição das14 Categorias, evidenciou o cruzamento dos saberes da capoeira com uma diversidade de áreas do conhecimento como a Educação, História, Psicologia, Agricultura e Cultura Afro-brasileira destacando as relações étnicas-raciais, bem como, trabalhos que investigaram as relações de gênero nos espaços da Roda de Capoeira. Conclui que a área da Biblioteconomia pode continuar criando iniciativas que investiguem o diálogo e a correlação entre outras formas de conhecimento, como é o caso da capoeira e a representação temática, suscitando debates e discussões pertinentes no campo das linguagens documentárias, de forma que, forneça um retorno para sociedade no que tange a recuperação, organização e disseminação dos saberes relacionado ao bem cultural. |
Descrição: | ABSTRACT This studying deals with the thematic representation of capoeira knowledge in scientific works for the elaboration of categories in the construction of documentary languages. It aims to analyze the thematic representation of capoeira knowledge and the subjects covered in abstracts of works indexed in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). It highlights the importance of thematic representation of this knowledge for the organization and retrieval of information. It emphasizes capoeira as an Intangible Cultural Heritage and its social, political and cultural representation in its contexts of existence (CASTRO JÚNIOR, 2010; INSTITUTO DO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL, 2017). It maps integrated scientific works of the BDTD which object of investigation is capoeira, categorizing the terms used for its representation. Methodologically, it consists of a study with a qualitative approach (GIL, 2002), which used bibliographic and documental research as a procedure (GIL, 2002; PRODANOV; FREITAS, 2013). The collection of documents in the selected database took place through the Systematic Literature Review (COSTA; ZOLTWSHI, 2014). In the analytical area of the research, the Content Analysis technique proposed by Bardin (2016) was used it. The analysis of the abstracts, after defining the 14 Categories, evidenced the crossing of capoeira knowledge with a diversity of areas of knowledge such as Education, History, Psychology, Agriculture and Afro-Brazilian Culture, highlighting ethnic-racial relations, as well as works that investigated the gender relations in the spaces of the Roda de Capoeira. It concludes that the area of Librarianship can continue to create initiatives that investigate the dialogue and correlation between other forms of knowledge, such as capoeira and thematic representation, raising debates and relevant discussions in the field of documentary languages, so that it provides a return to society with regard to the recovery, organization and dissemination of knowledge related to the cultural asset. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/5294 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga |
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LIAMARGARIDACOELHOFERREIRA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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