Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5300
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, Aline Sousa-
dc.date.accessioned2022-07-11T17:37:50Z-
dc.date.available2022-07-11T17:37:50Z-
dc.date.issued2021-09-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5300-
dc.descriptionABSTRACT The present work presents a pedagogical intervention that involved the teaching of Physics at Centro de Ensino Roberto Sarney, a school located in the city of Paulo Ramos (Maranhão, Brazil). We aimed to identify the possible contributions of the use of scientific experiments in the teaching of physics to the teaching learning process and to the teaching training during the Teaching Internship in High School and in the Technical Professional Education. The motivation for carrying out this intervention came from the personal experience of the author during the Teaching Internship in High School and in the Technical Professional Education, in which they identified a large number of students with difficulties and resistance to the contents of the Physics subject. The pedagogical intervention consisted of the application of a teaching sequence that provided for two moments of the use of experiments in the classroom: a first moment posed as a challenge; and a second moment of production and presentation by the students. The results obtained by the intervention displayed the potentiality of using experiments in the teaching of Physics, making it possible to identify contributions regarding: motivation; collective work; the improvement of orality, with reduced of inhibition of public exposure; the understanding of the content in face of the connection made between the proposed challenge and theoretical knowledge. These results also enabled us to identify the need to work with more activities that allow students to build knowledge instead of receiving prompted answers, and activities that allow them to communicate the built knowledge.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO O presente trabalho apresenta uma intervenção pedagógica que envolveu o ensino de física no colégio Centro de Ensino Roberto Sarney, localizado no município de Paulo Ramos (MA), e teve por objetivo geral identificar as possíveis contribuições do uso de experimentos no ensino de física ao processo de ensino aprendizagem e à formação docente durante a realização do Estágio em Docência no Ensino Médio e na Educação Profissional de Nível Técnico. A motivação para a realização dessa intervenção partiu da experiência pessoal vivenciada no Estágio em Docência no Ensino Médio e na Educação Profissional de Nível Técnico, durante o qual identifiquei um grande quantitativo de estudantes com dificuldades e resistência aos conteúdos da disciplina de física. A intervenção pedagógica consistiu na aplicação de uma sequência de ensino que previa dois momentos do uso de experimentos em sala de aula: um primeiro momento posto como desafio, e um segundo momento de produção e apresentação dos estudantes. Os resultados obtidos com a intervenção mostraram a potencialidade do uso de experimentos no ensino de física, sendo possível identificar contribuições quanto: à motivação, ao trabalho coletivo, ao aperfeiçoamento da oralidade, com redução da inibição da exposição em público, à compreensão do conteúdo diante da conexão realizada entre o desafio proposto e ao conhecimento teórico. Esses resultados também nos permitiram identificar a necessidade de trabalharmos com mais atividades que admitam que os estudantes construam conhecimento ao invés de receber respostas prontas, e que também os permitam comunicar o conhecimento construído.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectEnsino de Física;pt_BR
dc.subjectformação docente;pt_BR
dc.subjectexperimentos;pt_BR
dc.subjectestágio;pt_BR
dc.subjectlicenciatura em Educação do Campo.pt_BR
dc.subjectPhysics Teaching;pt_BR
dc.subjectteacher training;pt_BR
dc.subjectexperiments;pt_BR
dc.subjectTeaching Internship in Rural Education.pt_BR
dc.titleO estágio no ensino de física na formação docente em educação do campopt_BR
dc.title.alternativeThe physics teaching internship in teacher training in rural educationpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Educação do Campo/Ciências da Natureza e Matemática do Campus de Bacabal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALINESOUSASILVA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.