Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5301
Título: Análise da abordagem do tema tabela periódica nos livros de Química da 1a série do Ensino Médio
Título(s) alternativo(s): Analysis of the approach to the periodic table in first grade high school chemistry textbooks
Autor(es): ALVES, Edmilson Lima
Palavras-chave: Ensino de Química;
Livro Didático;
Tabela Periódica;
Contextualização;
História da Química.
Data do documento: 9-Set-2021
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO A compreensão sobre a organização dos elementos químicos na tabela periódica é de extrema importância para a aprendizagem de diversos conteúdos da área de Química e Ciências em geral, como das ligações químicas que são a base para a compreensão sobre a constituição e estrutura de substâncias químicas tão importantes na evolução da humanidade. Contudo, os alunos ainda enfrentam dificuldade na compreensão sobre a tabela periódica. Mesmo com o avanço das tecnologias ligadas a educação, o livro didático ainda é a ferramenta mais utilizada pelos professores por ser o material didático mais acessível nas escolas. Nesse contexto, a qualidade e a forma como os conteúdos são apresentados no livro didático é de extrema importância para a compreensão. Em razão disso, a partir de uma pesquisa descritiva, de caráter qualitativo e quantitativo, a proposta deste trabalho é verificar como os livros didáticos abordaram o tema Tabela Periódica entre os anos de 2012 a 2020. Para tanto, fez-se uma análise de três livros didáticos utilizados em escolas públicas com base em cinco (5) critérios: contextualização do conteúdo (1), cientistas que contribuíram para a evolução da tabela periódica (2), imagens presentes no texto referente ao assunto estudado (3), exercícios sobre o conteúdo (4), e tabelas, gráficos e quadros sobre o assunto (5), além de verificar a evolução dos livros citados comparando- os com diferentes edições de livros das mesmas coletâneas, e entre as coleções dos autores e editoras analisados. Concluiu-se, a partir dos aspectos analisados, que o livro didático pode ser insuficiente para uma aprendizagem mais concisa sobre a tabela periódica e para orientar o professor no processo de ensino e aprendizagem. É necessário que a formação do professor o capacite a encontrar e desenvolver elementos que possam auxiliar em sala de aula além do livro didático de modo que possa além de alunos, cientistas e cidadãos.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5301
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

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