Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5301
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorALVES, Edmilson Lima-
dc.date.accessioned2022-07-11T18:38:09Z-
dc.date.available2022-07-11T18:38:09Z-
dc.date.issued2021-09-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5301-
dc.description.abstractRESUMO A compreensão sobre a organização dos elementos químicos na tabela periódica é de extrema importância para a aprendizagem de diversos conteúdos da área de Química e Ciências em geral, como das ligações químicas que são a base para a compreensão sobre a constituição e estrutura de substâncias químicas tão importantes na evolução da humanidade. Contudo, os alunos ainda enfrentam dificuldade na compreensão sobre a tabela periódica. Mesmo com o avanço das tecnologias ligadas a educação, o livro didático ainda é a ferramenta mais utilizada pelos professores por ser o material didático mais acessível nas escolas. Nesse contexto, a qualidade e a forma como os conteúdos são apresentados no livro didático é de extrema importância para a compreensão. Em razão disso, a partir de uma pesquisa descritiva, de caráter qualitativo e quantitativo, a proposta deste trabalho é verificar como os livros didáticos abordaram o tema Tabela Periódica entre os anos de 2012 a 2020. Para tanto, fez-se uma análise de três livros didáticos utilizados em escolas públicas com base em cinco (5) critérios: contextualização do conteúdo (1), cientistas que contribuíram para a evolução da tabela periódica (2), imagens presentes no texto referente ao assunto estudado (3), exercícios sobre o conteúdo (4), e tabelas, gráficos e quadros sobre o assunto (5), além de verificar a evolução dos livros citados comparando- os com diferentes edições de livros das mesmas coletâneas, e entre as coleções dos autores e editoras analisados. Concluiu-se, a partir dos aspectos analisados, que o livro didático pode ser insuficiente para uma aprendizagem mais concisa sobre a tabela periódica e para orientar o professor no processo de ensino e aprendizagem. É necessário que a formação do professor o capacite a encontrar e desenvolver elementos que possam auxiliar em sala de aula além do livro didático de modo que possa além de alunos, cientistas e cidadãos.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectEnsino de Química;pt_BR
dc.subjectLivro Didático;pt_BR
dc.subjectTabela Periódica;pt_BR
dc.subjectContextualização;pt_BR
dc.subjectHistória da Química.pt_BR
dc.titleAnálise da abordagem do tema tabela periódica nos livros de Química da 1a série do Ensino Médiopt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the approach to the periodic table in first grade high school chemistry textbookspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDMILSONLIMAALVES.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.