Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5302
Título: O ensino de ciências da natureza e o estudante com Síndrome de Down: estratégias e recursos didáticos a partir da percepção dos professores auxiliares (NEE)
Título(s) alternativo(s): The teaching of natural sciences and the student with Down Syndrome: strategies and teaching resources from the perception of auxiliary teachers (NEE)
Autor(es): SANTOS, Antônio Eduardo Silva
Palavras-chave: Síndrome de Down;
Ciências da Natureza;
Metodologias e Recursos didáticos.
Down Syndrome;
Natural Sciences;
Teaching methodologies and resources.
Data do documento: 22-Mar-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: Nesta pesquisa faz-se um destaque para a utilização de estratégias e recursos didáticos no ensino das Ciências da Natureza tendo como foco o estudante com síndrome de Down. A inclusão escolar constitui uma proposta que precisa ser implementada nas escolas públicas brasileiras, pois, favorece tanto o estudante com deficiência em seu desenvolvimento quanto aqueles que não têm deficiência a aprender e a valorizar o outrem sem preconceito ou discriminação. Este trabalho tem por título O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E O ESTUDANTE COM SÍNDROME DE DOWN: estratégias e recursos didáticos a partir da percepção dos professores auxiliares (NEE), objetivo geral da pesquisa, investigar a percepção do professor auxiliar NEE sobre a inclusão de alunos com síndrome de Down na escola, e os objetivos específicos foram saber as principais dificuldades de ensinar ciências da natureza para estudantes com Síndrome de Down incluído na sala comum, conhecer sobre a formação inicial e continuada do professor auxiliar NEE sobre a inclusão escolar e conhecer as estratégias e os recursos didáticos que são utilizados pelo professor de ciências da natureza e o professor auxiliar NEE. Teve em sua metodologia uma abordagem qualitativa, em que 4 professores auxiliares NEE participaram da pesquisa respondendo um questionário com 11 questões via formulário google. A pesquisa constatou que ainda persiste o despreparo da escola e dos docentes quanto ao trabalho realizado com alunos com deficiência, em particular, com síndrome de Down. Outra constatação foi quanto aos recursos que são utilizados pelos professores de ciências da natureza e professores auxiliares NEE a fim de favorecer a aprendizagem dos estudantes com síndrome de Down, estes continuam sendo os vídeos, as imagens, as rodas de conversa, as dinâmicas e os recursos visuais. Há que se destacar os experimentos como uma boa estratégia de ensino e a também a utilização das tecnologias digitais como possibilidades de enriquecer a aprendizagem do aluno com síndrome de Down.
Descrição: ABSTRACT: This research highlights the use of strategies and didactic resources in the teaching of Natural Sciences, focusing on the student with Down syndrome. School inclusion is a proposal that needs to be implemented in Brazilian public schools, as it favors both students with disabilities in their development and those who do not have disabilities to learn and value others without prejudice or discrimination. This work is entitled THE TEACHING OF NATURAL SCIENCES AND THE STUDENT WITH DOWN SYNDROME: strategies and didactic resources from the perception of assistant teachers (SEN), general objective of the research, to investigate the perception of the assistant teacher SEN on the inclusion of students with Down syndrome at school, and the specific objectives were to know the main difficulties of teaching natural sciences to students with Down syndrome included in the common room, to know about the initial and continuing training of the assistant teacher SEN on school inclusion and to know the strategies and teaching resources that are used by the natural science teacher and the assistant teacher SEN. It had a qualitative approach in its methodology, in which 4 SEN auxiliary teachers participated in the research by answering a questionnaire with 11 questions via google form. The research found that the school and teachers are still unprepared for the work carried out with students with disabilities, in particular, those with Down syndrome. Another observation was regarding the resources that are used by natural science teachers and SEN auxiliary teachers in order to favor the learning of students with Down syndrome, these continue to be videos, images, conversation circles, dynamics and visual resources. Experiments should be highlighted as a good teaching strategy and also the use of digital technologies as possibilities to enrich the learning of students with Down syndrome.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5302
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTÔNIOEDUARDOSILVASANTOS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso862,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.