Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5303
Título: Ensino de Ciências da Natureza: os desafios para as práticas pedagógicas inclusivas de alunos com autismo
Título(s) alternativo(s): Teaching Nature Sciences: the challenges for inclusive pedagogical practices for students with autism
Autor(es): SILVA, Gizelle Vieira da
Palavras-chave: Educação Inclusiva;
Autismo;
Ciências da Natureza.
Inclusive Education;
Autism;
Nature Sciences.
Data do documento: 31-Jan-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO O transtorno do Espectro Autista (TEA) têm-se tornado cada vez mais evidente na sociedade. Sendo este, um transtorno do desenvolvimento que leva a diversos comprometimentos na comunicação e interação social. O número de pessoas acometidas pelo TEA é bem significativo, dentre elas podemos destacar muitas crianças que estão frequentando as salas de aulas do ensino fundamental, especialmente nas aulas de ciências da natureza e demais componentes curriculares. Nestes moldes, este estudo se caracteriza como uma pesquisa de abordagem qualitativa, que tem como objetivo: conhecer os principais desafios que os professores encontram em suas práticas pedagógicas no ensino de Ciências Naturais, na perspectiva da inclusão de alunos autistas. Para tanto, analisou-se entre outros pontos a formação dos professores. Além disso, investigamos os principais desafios enfrentados pelos professores, e ainda quais metodologias e recursos são usados pelos profissionais desta categoria para promover o direito a uma Educação Inclusiva e com qualidade para crianças com autismo. Utilizamos como procedimento metodológico a abordagem de uma pesquisa qualitativa, apoiada ainda nos seguintes instrumentos de coleta de dados: uma entrevista aberta e um questionário com questões abertas, aplicados com uma gestora e dois docentes que lecionam nas turmas do 5o ao 8o ano na escola municipal em Água Doce no povoado de Cana Brava - MA. De acordo com análises dos relatos da pesquisa foi possível identificar que os pesquisados não recebem formação para trabalhar com alunos autistas e enfrentam vários desafios no processo de inclusão e aprendizagem de seus alunos. No mais, os resultados permitiram constatar que os fatores primordiais que dificultam processo para as práticas pedagógicas, é a falta de capacitação profissional adequada, adaptação do espaço escolar, o apoio da família no processo de ensino aprendizagem de seus filhos, falta de recursos e materiais apropriados. Constatou-se que os professores mesmo tendo conhecimento parcial das características dos autistas, eles buscam desenvolver atividades práticas em sala de aula, podendo resultar em uma ação positiva em relação ao processo de inclusão destes alunos.
Descrição: ABSTRACT Autism Spectrum Disorder (ASD) has become increasingly evident in society. It is a developmental disorder that leads to impairments in communication and social interaction. The number of people affected by ASD is quite significant, among them many children who are attending elementary school classrooms in natural science classes and other curricular components. Research with a qualitative approach that aims to: know the main challenges that teachers face in their pedagogical development in the teaching of Natural Sciences from the perspective of the inclusion of autistic students. In order to do so, among other things, the training of teachers was analyzed; the main challenges faced by teachers were investigated, as well as methodologies and resources to promote the right to an Inclusive and Quality Education for children with autism. An open interview and a questionnaire with open questions were used as a methodological procedure to approach qualitative research as an instrument of data collection, applied with a manager and two teachers who teach in the 5th to 8th grade classes at the municipal school in Água Doce in the town of Cana Brava -MA. According to analyzes of the research reports, it was possible to identify that those surveyed do not receive training to work with autistic students and face several challenges in the process of inclusion and learning of their students. Furthermore, the results showed that the primary factors that hinder the process for pedagogical practices are the lack of adequate professional training, adaptation of the school space, family support in the teaching-learning process of their children, lack of resources and materials. appropriate. It was found that teachers even having partial knowledge of the characteristics of autistics, they seek to develop practical activities in the classroom, which can result in a positive action in relation to the process of inclusion of these students.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5303
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

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