Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5304
Título: Aulas no ensino emergencial remoto: um relato de experiência
Título(s) alternativo(s): Lessons in remote emergency teaching: an experience report
Autor(es): RAMOS JUNIOR, Francisco Das Chagas Crispim
Palavras-chave: relato;
ensino remoto;
TIC’s;
desafios.
Data do documento: 1-Set-2021
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Resumo. O ensino emergencial remoto surgiu a partir da necessidade da continuação das aulas em escolas e universidades públicas e particulares do Brasil e do mundo, paralisadas devido as medidas de distanciamento adotadas durante a pandemia provocada pelo novo Coronavírus SARS-COV-2/COVID-19. Nesse viés, este trabalho apresenta um relato de experiência vivenciada pelo autor em três disciplinas ministradas através das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s). As observações e impressões foram anotadas para então serem analisadas qualitativamente. Por este observou-se muitos problemas de adaptação, manuseio, acessibilidade e adequação da realidade presencial a esse modelo de transmissão de informações para fins de ensino. Porém, para além desses desafios, as TIC’s favoreceram a comunicação de várias pessoas fisicamente distantes, a evolução pessoal e profissional dos envolvidos, frente às dificuldades encontradas e a efetivação e concretização do processo de ensino-aprendizagem.
Descrição: Abstract. Remote emergency education emerged from the need to continue classes in public and private schools and universities in Brazil and the world, paralyzed due to the distance measures adopted during the pandemic caused by the new Coronavirus SARS-COV-2/COVID-19. In this perspective, this work presents an account of the experience lived by the author in three subjects taught through Information and Communication Technologies (ICT's). Observations and impressions were noted and then analyzed qualitatively. For this, many problems of adaptation, handling, accessibility and adequacy of the present reality to this model of information transmission for teaching purposes were observed. However, in addition to these challenges, ICT's favored the communication of several physically distant people, the personal and professional evolution of those involved, given the difficulties encountered and the realization and implementation of the teaching-learning process.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5304
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCODASCHAGASCRISPIMRAMOSJUNIOR.pdfTrabalho de Conclusão de Curso767,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.