Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5306
Título: O (en)canto das quebradeiras de coco babaçu no Maranhão
Título(s) alternativo(s): The (en)song of the babassu coconut breakers in Maranhão
Autor(es): SILVA, Alice Silva e
Palavras-chave: Quebradeiras de coco;
Encantadeiras;
Cantos de trabalho;
MIQCB;
ASSEMA.
Coconut breakers;
Encantadeiras;
Working songs;
MIQCB;
ASSEMA.
Data do documento: 24-Set-2021
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Este trabalho consiste em uma análise dos cantos de trabalho do grupo “Encantadeiras”, formado por oito mulheres quebradeiras de coco, com o apoio do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) e da Associação em Áreas de Assentamento no Estado do Maranhão (ASSEMA). Essas mulheres construíram uma identidade coletiva (quebradeiras de coco) e estão diretamente ligadas ao processo de luta pela terra, preservação e acesso aos babaçuais. Dessa forma, buscamos evidenciar as quebradeiras no campo de sua produção artística, mulheres que encontraram na música um novo jeito de lutar, resistir e buscar direitos, canções que passam a encantar à medida que os saberes tradicionais, a participação nos movimentos e as vivências em comunidade são apresentadas nas letras e nos shows. Partindo desse contexto, analisamos os cantos de trabalho presente no livro intitulado “Encantadeiras: quebradeiras de coco babaçu que cantam e encantam”. Os cantos presentes no livro são de autoria das quebradeiras, de companheiros de luta e outros sujeitos ligados às Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s). As canções analisadas foram selecionadas pelas temáticas de maior relevância dentro desse universo, como: luta pela terra, identidade, trabalho, questões de gênero e meio ambiente. Constatamos que os cantos de trabalho traduzem a vida dessas mulheres, as canções abordam situações que acontecem no cotidiano, expressam a luta em defesa da preservação das palmeiras e pelo livre acesso aos babaçuais, a busca por direitos à saúde e educação, a valorização do trabalho tanto no extrativismo como na agricultura, abordam a questão de gênero e os saberes tradicionais. Por meio dos cantos, as Encantadeiras vêm construindo formas simbólicas de resistir a tudo que ameace o modo de viver dos povos e comunidades tradicionais.
Descrição: ABSTRACT This work consists of an analysis of the songs of the group “Encantadeiras”, formed by eight women coconut breakers, with the support of the Interstate Movement of Coconut Break (MIQCB) and the Association in Settlement Areas in the State of Maranhão (ASSEMA). These women built a collective identity (coconut breakers) and are directly linked to the process of struggle for land, preservation and access to babassu palms. In this way, we seek to highlight the breakers in the field of their artistic production, women who found in music a new way to fight, resist and seek rights, songs that start to enchant as traditional knowledge, participation in movements and experiences in community are presented in the lyrics and in the shows. From this context, we analyze the work songs present in the book entitled “Encantadeiras: quebradeiras de coco babaçu que cantam e encantam”. The songs present in the book are authored by the breakers, comrades in the struggle and other subjects linked to the Base Ecclesial Communities (CEB’s). The songs analyzed were selected by the most relevant themes within this universe, such as: struggle for land, identity, work, gender issues and the environment. We found that the work songs reflect the lives of these women, the songs address situations that happen in daily life, express the struggle in defense of the preservation of palm trees and free access to babassu palms, the search for health and education rights, the valuation of work both in extractivism and in agriculture, they address the issue of gender and traditional knowledge. Through songs, the enchanters have been building symbolic ways to resist everything that threatens the way of life of traditional peoples and communities.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5306
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Bacabal

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