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Título: Políticas de ações afirmativas: analisando as cotas raciais no curso de Ciências Humanas do campus da UFMA de Bacabal
Título(s) alternativo(s): Affirmative action policies: analyzing racial quotas in the Humanities course at the UFMA Bacabal campus
Autor(es): OLIVEIRA, Francisca Samara da Conceição de
Palavras-chave: Ações Afirmativas;
educação;
cotas raciais;
negro.
Affirmative Action;
black;
education;
racial quotas.
Data do documento: 24-Set-2021
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO O objetivo proposto nesta pesquisa é apresentar, analisar e discutir acerca da política de ações afirmativas para ingresso de estudante negro no ensino superior constante na Lei no 12.711/2012, abordando seu surgimento e sua execução através do estudo do ingresso de estudantes negros através das cotas raciais no curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas/Sociologia no Campus da Universidade Federal do Maranhão na cidade de Bacabal. A pesquisa está ancorada em uma abordagem descritivo- analítica, com uso de pesquisa bibliográfica e documental, questionário online e análise quantitativa. A linha central para realização desta pesquisa foram as cotas raciais enquanto política de ações afirmativas, tendo em vista que minha experiência enquanto universitária passa pelas cotas, uma realidade que pude experienciar e observar dentro do ambiente universitário e fora dele os percalços que a população negra enfrenta para chegar e permanecer no ensino superior. A pesquisa nos levou a concluir que não existe muita disposição dos alunos em abordar, debater sobre as cotas, o que revela a necessidade de maior divulgação, discussão sobre as cotas enquanto ação afirmativa. A universidade é o ambiente mais propício para se realizar tal debate, para propagar a essência, fortalecer o conhecimento e a perpetuação das ações afirmativas, que são essencialmente necessárias para alcançar o principio da isonomia. As portas de entrada para os negros estão abertas através de tais ações, porém, precisam ser maiores e mais eficazes no sentido da permanência. O número de estudantes evadidos é enorme, e não podemos permanecer indiferentes a isso.
Descrição: ABSTRACT The goal proposed in this research is to present, analyze and discuss about the policy of affirmative action for the entry of black students into higher education contained in Law No. 12.711/2012, addressing its emergence and its implementation through the study of the entry of black students through racial quotas in the Interdisciplinary Degree in Humanities/Sociology on the campus of the Federal University of Maranhão in the city of Bacabal. The research is anchored in a descriptive-analytical approach, using bibliographic and documental research, online questionnaire and quantitative analysis. The central line for this research was the racial quotas as a policy of affirmative action, considering that my experience as a university student goes through the quotas, a reality that I could experience and observe inside the university environment and outside of it the obstacles that the black population faces to reach and remain in higher education. The research led us to conclude that there is not much willingness among students to discuss quotas, which reveals the need for greater dissemination and discussion about quotas as an affirmative action. The university is the most appropriate environment to hold such a debate, to propagate the essence, strengthen knowledge, and perpetuate affirmative action, which is essentially necessary to achieve the principle of isonomy. The doors of entry for blacks are open through such actions, but they need to be bigger and more effective in terms of permanence. The number of students who drop out is enormous, and we cannot remain indifferent to this.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5308
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Bacabal

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