Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5309
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGOMES, Gizelle Maize dos Reis-
dc.date.accessioned2022-07-12T18:00:16Z-
dc.date.available2022-07-12T18:00:16Z-
dc.date.issued2021-09-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5309-
dc.descriptionABSTRACT: This research aimed to analyze the family-school relationship in the teaching-learning process in High School at the Isabel Castro Viana Teaching Center, a school located in the municipality of Bacabal-MA. It aimed to understand how the process of approximation between the institutions of the family and the school takes place, as well as how this movement impacts the process of student education. For this, it was necessary to know which activities the school uses to bring the family closer to the school environment, as well as to analyze some of the effects that the distancing of this relationship interferes in the teaching-learning process and in the students' appreciation for the school. It was pointed out how teachers see the importance of the family and school relationship for the teaching-learning process, as well as how students perceive this relationship to be beneficial in their learning. To achieve this goal, methodologically, we opted for a bibliographic survey, in addition to field research in which interviews were conducted with five teachers and fifteen students, using a semi-structured questionnaire for data collection. The results achieved showed that the family-school relationship is important in the teaching-learning process of high school students. It also highlighted the need for a closer relationship between them, which are still permeated with difficulties and distances.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Esta pesquisa pretendeu analisar a relação família-escola no processo de ensino-aprendizagem no Ensino Médio no Centro de Ensino Isabel Castro Viana, escola localizada no município de Bacabal-MA. Objetivou compreender de que forma ocorre o processo de aproximação entre as instituições família e a escola, bem como tal movimento impacta no processo de formação dos estudantes. Para isso, fez-se necessário conhecer quais atividades a escola utiliza para aproximar a família no ambiente escolar, bem como analisar alguns dos efeitos que o distanciamento desta relação interfere no processo de ensino-aprendizagem e no apreço dos alunos pela escola. Pontuou-se como os professores veem a importância da relação família e escola para o processo de ensino-aprendizagem, bem como os alunos percebem ser essa relação benéfica em seu aprendizado. Para atingir tal intento, metodologicamente optou-se pelo levantamento bibliográfico, além de pesquisa de campo na qual realizou-se entrevistas com cinco professores e quinze alunos, fazendo-se uso de questionário semiestruturado para coleta de dados. Os resultados alcançados demonstraram que a relação família-escola é importante no processo de ensino-aprendizagem do aluno de Ensino Médio. Evidenciou ainda a necessidade de uma relação de maior aproximação entre ambas, que ainda encontra-se permeada de dificuldades e distanciamentos.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectfamília;pt_BR
dc.subjectescolapt_BR
dc.subjectEnsino Médio.pt_BR
dc.subjectfamily;pt_BR
dc.subjectschool;pt_BR
dc.subjectHigh school.pt_BR
dc.titleNo chão da escola: notas reflexivas sobre a relação família e escola no processo de ensino/aprendizagem no Centro de Ensino Isabel Castro Viana, em Bacabal - MApt_BR
dc.title.alternativeOn the school ground: reflective notes on the relationship between family and school in the teaching/learning process at the Isabel Castro Viana Teaching Center, in Bacabal - MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Bacabal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GIZELLEMAIZEDOSREISGOMES.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.