Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5313
Título: Anarquismo e o rock: uma aproximação no álbum cabeça dinossauro dos Titãs
Título(s) alternativo(s): Anarchism and rock: an approach in Titãs' album cabeça dinossauro
Autor(es): ROCHA, Luana da Silva
Palavras-chave: Titãs;
Rock;
anarcopunk e as ficções sociais.
Titãs;
Rock;
Anarcopunk et Fictions sociales.
Data do documento: 6-Jul-2021
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO A pesquisa que se seguirá se filia as análises teórico-musicais de Maria Osterno a Woodcock, demostrando na prática contextual do rock punk de Titãs, que os discursos literomusicais nortearam a base de influência dos sujeitos, em especial, no fim deste último século, tornando-se plano de fundo de ideais revolucionários de libertação, em contorno a adesão a filosofia anarcopunk. Mais que isso, traçará uma breve trajetória do rock, para em seguida introduzir o momento de construção do punk e deste na teoria anarquista com o florescimento do modo de vida anarcopunk dos anos oitenta (1980), e enfim, ter posse dos meios a se compreender seus dilemas, sustentação e principalmente, seu papel na música e deste na vida das pessoas. Contudo, ao termino desde breve recorte, chegaremos ao ponto de propor ângulos novos a despeito de questões antigas do rock, dentre as principais: por contextos inertes, dilemas e músicas em mesclas sentidamente atemporais; o poder disseminador ideológico, ponderando os aspectos binários desta condição; a epistemologia dos interesses dos tabus construídos em torno do gênero; e por fim, a essência mais pura da teoria anarquista e suas distintas formas livres de atuação, neste caso em particular, pelo punk de Titãs. Visto que, “Cabeça Dinossauro” foi só o começo de um plano de contingência bem maior e que ainda se desenvolve, o anarcopunk quer desvendar e desmontar coletivamente o contrato social com o Estado de “indireitos’.
Descrição: RÉSUMÉ La recherche qui suivra rejoint les analyses théorico-musicales de Maria Osterno à Woodcock, démontrant dans la pratique contextuelle du punk que les discours littéraires-musicaux ont guidé la base d'influence des sujets, surtout à la fin de ce dernier siècle, devenant plat fond d'idéaux révolutionnaires de libération, autour de l'adhésion à la philosophie anarchopunk. Plus que cela, il tracera une brève trajectoire du Rock, pour ensuite introduire le moment de la construction du punk et de ce dans la théorie anarchiste avec l'épanouissement du mode de vie anarchopunk des années 80 (1980), et enfin, avoir possession de les moyens d'être compris leurs dilemmes, leur soutien et surtout, leur rôle dans la musique et ce dans la vie des gens. Cependant, à la fin de ce bref extrait, nous arriverons à proposer de nouveaux angles malgré d'anciens enjeux Rock, parmi les principaux : à travers des contextes inertes, des dilemmes et des chansons dans des mélanges véritablement intemporels ; le pouvoir idéologique de diffusion, compte tenu des aspects binaires de cette condition ; l'épistémologie des intérêts tabous construits autour du genre ; et enfin, l'essence la plus pure de la théorie anarchiste et ses formes d'action libres distinctes, dans ce cas particulier, par Punk de Titãs. The Dinosaur Head n'était que le début d'un plan d'urgence beaucoup plus vaste qui se développe toujours, l'anarchopunk veut démêler et démanteler collectivement le contrat social avec l'état d'inéligibilité.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5313
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Bacabal

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