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Título: Ensino Superior: acesso e permanência do discente com deficiência no Campus da Universidade Federal do Maranhão em Bacabal-MA
Título(s) alternativo(s): Higher Education: access and permanence for students with disabilities on the campus of the Federal University of Maranhão in Bacabal-MA
Autor(es): PASSOS, Priscilla Tahyne Nascimento da Costa
Palavras-chave: inclusão no ensino superior;
pessoa com deficiência;
acesso e Permanência;
Universidade Federal do Maranhão.
inclusion in higher education;
Disabled person;
access and permanence;
Federal University of Maranhão.
Data do documento: 10-Set-2021
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO O presente trabalho tem por objetivo analisar as condições de acesso e permanência dos discentes com deficiência no campus da Universidade Federal do Maranhão em Bacabal-MA. Para isto, buscou-se responder ao seguinte questionamento, a Universidade Federal do Maranhão está oferecendo condições de acesso e permanência satisfatórias a seus discentes com deficiência? Para compreensão do tema, iniciamos com um breve relato histórico a partir das narrativas de teóricos como Otto Marques Silva (1987), retomando desde as primeiras civilizações até aos dias atuais, dando destaque às lutas por inclusão na sociedade e seus desafios, com foco no direito à Educação. Por conseguinte, abordamos sobre as conquistas legislativas, fruto das lutas travadas no decorrer da história, que tornaram obrigatória a observação das leis, principalmente o Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei 13.146/2015, no sentido de oferecer melhores condições de acesso e permanência para o pleno desenvolvimento das Pessoas com deficiência nas universidades. Por fim foi realizada pesquisa de campo aplicando o método qualitativo para responder o questionamento retro mencionado, no qual foi possível averiguar que a Universidade Federal do Maranhão em Bacabal está apta a oferecer acesso e permanência com qualidade aos discentes com deficiência que por ela optarem.
Descrição: ABSTRACT This study aims to analyze the conditions of access and permanence of students with disabilities on the campus of the Federal University of Maranhão in Bacabal-MA. For this, we sought to answer the following question, is the Federal University of Maranhão offering satisfactory access and permanence conditions for its students with disabilities? To understand the topic, we begin with a brief historical report based on the narratives of theorists such as Otto Marques Silva (1987), going back to the first civilizations to the presente day, highlighting the struggles for inclusion in society and challenges, with a focus on the right to Education. Therefore, we address the legislative achievements, the result oh the struggles waged throughout history, which made it mandatory to observe the laws, especially the Statute of Persons with Desabilities, Law 13.146/2015, in order to offer better conditions of access and permanence for the full development of people with disabilities in universities. Finally, field research was carried out applying the qualitative method to answer the above- mentioned question, in which it was possible to verify that the Federal University of Maranhão in Bacabal is able to offer access and stay with quality to students with disabilities who choose it.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5315
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Bacabal

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