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http://hdl.handle.net/123456789/5317
Título: | Relações de gênero e trabalho docente: avaliações de professoras sobre as condições de trabalho na Universidade Federal do Maranhão - Campus Bacabal |
Título(s) alternativo(s): | Gender relations and teaching work: female professors' assessments of working conditions at the Federal University of Maranhão - Bacabal Campus |
Autor(es): | FERNANDES, Taís Matos |
Palavras-chave: | gênero; trabalho; docência; UFMA. gender; work; teaching; UFMA. |
Data do documento: | 22-Set-2021 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO O objetivo este trabalho é analisar as relações de gênero e condições de trabalho docente de professoras dos cursos de Licenciatura Interdisciplinar da Universidade Federal do Maranhão, tendo como referencia um contexto empírico e institucional representado pelo Centro de Ciências, Educação e Linguagens (CCEL) da cidade de Bacabal. Inscrito em um conjunto mais amplo de investigações que têm pautado do debate sobre gênero e trabalho no Brasil e no Maranhão (LEONE, 2017; TAMANINI, 2017; SAFFIOTI, 2015; LENZI, 2015; DURÃES 2012; ALYRIO, 2009; BRUSCHINI, 2006; LIMA, 2018, entre outros) recorremos metodologicamente a análise bibliográfica, exploração de documentos institucionais e a realização de um Survey com professoras dos diversos cursos de formação existentes no espaço em pauta (Letras, Ciências Humanas Sociologia, Ciências Naturais – Biologia; Ciências Naturais – Física; Educação do Campo). Como sabido os Surveys tem sido usados predominantemente nas Ciências Sociais, notadamente na ciência política, em estudos e levantamentos que buscam captar as preferências, posições ideológicas, intenções e opiniões a respeito de temáticas propostas pelo investigador. A principal técnica empregada consistiu na produção de um questionário encaminhado por meios digitais às docentes que, gentilmente, dispuseram de seu tempo para refletir sobre suas próprias condições de trabalho. Reunindo uma amostra de 11 (onze) professoras dessa unidade acadêmica, com inscrições de área e disciplinares distintas, pudemos apreender bastante os processos mais gerais que influem sobre a condição docente de mulheres, bem como as especificidades enfrentadas tendo em vista as particularidades do mercado de trabalho. |
Descrição: | ABSTRACT The objective of this work is to analyze the gender relations and teaching working conditions of teachers of Interdisciplinary Licentiate Degree courses at the Federal University of Maranhão, having as reference an empirical and institutional context represented by the Science, Education and Languages Center (CCEL) of the city. of Bacabal. Inscribed in a broader set of investigations that have guided the debate on gender and work in Brazil and Maranhão (LEONE, 2017; TAMANINI, 2017; SAFFIOTI, 2015; LENZI, 2015; DURÃES 2012; ALYRIO, 2009; BRUSCHINI, 2006; LIMA, 2018, among others) we methodologically resorted to bibliographic analysis, exploration of institutional documents and a survey with teachers from the various training courses in the space in question (Lectures, Human Sciences, Sociology, Natural Sciences - Biology; Natural Sciences - Physics; Field Education). As it is known, Surveys have been used predominantly in Social Sciences, notably in political science, in studies and surveys that seek to capture preferences, ideological positions, intentions and opinions regarding themes proposed by the researcher. The main technique used consisted in the production of a questionnaire sent by digital means to the teachers who kindly took the time to reflect on their own working conditions. Bringing together a sample of 11 (eleven) professors from this academic unit, with different area and disciplinary enrollments, we were able to grasp a lot the more general processes that influence the teaching condition of women, as well as the specificities faced in view of the particularities of the market of Work. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/5317 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Bacabal |
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