Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5319
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDAMASCENO, Vanusa Sousa-
dc.date.accessioned2022-07-13T13:19:52Z-
dc.date.available2022-07-13T13:19:52Z-
dc.date.issued2021-09-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5319-
dc.descriptionABSTRACT Given the existing problems in the educational sphere, it was decided to work on the theme of school dropout in state public high schools with the highest dropout rate in the city of Bacabal- Ma. With the main objective of analyzing and understanding the causes of dropout in the investigated schools. For analysis in each institution, authorization and participation of the managers were available. The research carried out addressed the causes and negative impacts of dropping out of school for the development of education, based on the results acquired at the end of the investigation, and through theoretical references and some scientific articles. Methodologically, we opted for both exploratory, descriptive and qualitative-quantitative research. Were performs visits and a semi-structured questionnaire was applied with the institutions' managers. The work was also developed through a research based on the foundations of some theorists such as: Espínola (2010), Moraes (2010), Queiroz (2010), Bissoli (2010). The results from the statements made by the directors of the intuitions, collaborated to show how important it is to debate and investigate this theme, because in this way, it is possible, through reflection, to seek the development of strategies that will alleviate the dropout in schools. With the study developed, it was concluded that the school, teachers, family and government need to have more significant actions that make the "difference" aiming at a result that provides the student with the means, or conditions necessary for him to stay in school and complete successfully your studies.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Diante dos problemas existentes no âmbito educacional, decidiu-se trabalhar a temática da evasão escolar nas escolas públicas estaduais de ensino médio com maior índice de evasão na cidade de Bacabal-Ma. Com objetivo principal de analisar e compreender as causas de evasão nas escolas investigadas. Para análise em cada instituição contou-se com autorização e participação dos gestores. A pesquisa abordou as causas e os impactos negativos da evasão escolar para o desenvolvimento da educação, baseando-se nos resultados adquiridos ao final da investigação, e através de referenciais teóricos e alguns artigos científicos. Metodologicamente optou-se tanto pela pesquisa exploratória de natureza, descritiva como de abordagem quali- quantitativa. Foram realizadas visitas e aplicado questionário semiestruturado com os gestores das instituições. O trabalho desenvolveu-se também através de uma pesquisa alicerçada nos fundamentos de alguns teóricos como: Espínola (2010), Moraes (2010), Queiroz (2010), Bissoli (2010). Os resultados a partir dos depoimentos feitos pelos diretores das intuições, colaboraram para mostrar o quanto é importante debater e investigar esta temática, pois desta forma, pode- se por meio da reflexão buscar o desenvolvimento de estratégias que venham amenizar o quadro de evasão nas escolas. Com o estudo desenvolvido concluiu-se que a escola, docentes, família e governo precisam ter ações mais significativas que façam a “diferença” visando um resultado que proporcione ao aluno os meios, ou condições necessárias para que possa permanecer na escola e concluir com êxito seus estudos.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectEvasão escolar;pt_BR
dc.subjectEducação;pt_BR
dc.subjectEscola;pt_BR
dc.subjectEnsino Médio.pt_BR
dc.subjectSchool dropouts;pt_BR
dc.subjectEducation;pt_BR
dc.subjectSchool;pt_BR
dc.subjectHigh school.pt_BR
dc.titleEvasão escolar na Educação Básica: um estudo em Escolas Públicas do Ensino Médio em Bacabal-Mapt_BR
dc.title.alternativeSchool dropout in Basic Education: a study in public high schools in Bacabal-Mapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Bacabal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VANUSASOUSADAMASCENO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.