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dc.contributor.authorSANTOS, Wanderson Silva dos-
dc.date.accessioned2022-07-13T13:32:48Z-
dc.date.available2022-07-13T13:32:48Z-
dc.date.issued2021-09-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5320-
dc.descriptionABSTRACT The question of the human person, despite the shift in focus, is a fundamental one. We already see Socrates as a search for such knowledge, which is always self-knowledge. Nowadays, this question has become existential: question of being or not being. The emergence of man makes this search for self-knowledge immediate and desperately needed. In this wake, Dooyewerd presents an idea of a human person based on biblical revelation and the basic christian motive (s.d., Thesis IV). Dooyewerd affirms the transcendentality and transcendence of the soul related the horizon and the temporal experience (2010, p.77). Pointing to three relationships, where two do not provide positive content to the question, but referring to the relationship with Origin. In this course, the restoration to a notion of human person would be the return to the old project, abandoned by modernity, from self-knowledge to biblical revelation, God as the Creator and the human as his image (DOOYEWEERD, 2010, p.81).pt_BR
dc.description.abstractRESUMO A questão sobre a pessoa humana, apesar da alternância de foco, é uma questão fundamental. Vemos já em Sócrates a busca por tal conhecimento, que sempre é um autoconhecimento. Na contemporaneidade, essa pergunta tornou-se existencial: questão de ser ou não ser. O surgimento do homem de massa torna essa procura pelo autoconhecimento imediato e desesperadamente necessário. Nessa esteira, Dooyewerd apresenta uma ideia de pessoa humana tomando como base a revelação bíblica e o motivo básico cristão (s.d., Tese IV). Dooyewerd afirma a transcendentalidade e transcendência da alma relacionadas ao horizonte e à experiência temporal (2010, p.77). Apontando para três relações centrais, onde duas não fornecem conteúdo positivo à questão, mas, necessitam da relação com a Origem. Neste curso, a restauração para uma noção de pessoa humana seria o retorno ao projeto antigo, abandonado pela modernidade, de submeter o autoconhecimento à revelação bíblica, Deus como o Criador e o humano como sua imagem (DOOYEWEERD, 2010, p.81).pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectautoconhecimento;pt_BR
dc.subjectrelações centrais;pt_BR
dc.subjectrestauração.pt_BR
dc.subjectself-knowledge;pt_BR
dc.subjectcentral relations;pt_BR
dc.subjectrestoration.pt_BR
dc.titleIdeia de pessoa humana em Dooyeweerd: o homem vaziopt_BR
dc.title.alternativeDooyeweerd's idea of the human person: the empty manpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Bacabal

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