Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5326
Título: Acreditação hospitalar, hospitalidade e competitividade: um estudo de caso em um Hospital Privado de São Luís- MA
Título(s) alternativo(s): Hospital Accreditation, hospitality and competitiveness: a case study in a Private Hospital in São Luís- MA
Autor(es): COSTA, Alexandre Fonseca
Palavras-chave: Acreditação Hospitalar;
hospitalidade;
qualidade.
Hospital Accreditation;
hospitality;
quality.
Data do documento: 13-Set-2021
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO O objetivo do presente trabalho é compreender de que forma a Acreditação Hospitalar pode influenciar na qualidade da prestação de serviços oferecidos pelo setor de Hotelaria Hospitalar. Para o alcance do objetivo norteador, primeiramente, foram coletados dados a partir de artigos e leituras relacionados à Hotelaria Hospitalar, serviços e hospitalidade, Acreditação Hospitalar, qualidade e competitividade. Em um segundo momento, foi desenvolvido um estudo de caso único com abordagem qualitativa. Como evidência, realizou-se uma entrevista semiestruturada em uma instituição hospitalar da rede privada ludovicense, com a pessoa responsável pelo setor de qualidade e pelo setor de Hotelaria Hospitalar. Os dados foram coletados e estruturados a partir de uma categorização previamente elaborada e analisada por meio do método de conteúdo. A análise dos resultados auxilia na compreensão das mudanças que a acreditação hospitalar promove na prestação de serviços do setor de hotelaria hospitalar e nas relações de hospitalidade como estratégia competitiva. É válido destacar que a aplicação da qualidade nas instituições de saúde pode tornar a prestação de serviço mais hospitaleira, assim como nos resultados encontrados, que a instituição vem obtendo melhores padrões de atendimento que são exigidos pelas acreditações tanto pela ONA quanto Qmentum gerando melhoria na qualidade na prestação de serviço oferecido até com um grau de hospitalidade e acolhimento de excelência.
Descrição: ABSTRACT The aim of this study is to understand how Hospital Accreditation can influence the quality of service provided by the Hospital Hospitality sector. To achieve the guiding objective, first, data were collected from articles and readings related to Hospital Hospitality, services and hospitality, Hospital Accreditation, quality and competitiveness. In a second moment, a single case study with a qualitative approach was developed, as evidence; a semi-structured interview was carried out in a private hospital in Ludovicense, with the person responsible for the quality sector and the person responsible for the Hospital Hospitality sector. Data were collected and structured from a previously elaborated categorization and analyzed using the content method. The analysis of the results helps to understand the changes that hospital accreditation promotes in the provision of services in the hospital hospitality sector, in hospitality relationships as a competitive strategy. It is worth noting that the application of quality in health institutions can make service provision more hospitable, as well as in the results found, that the institution has been obtaining better service standards that are required by accreditations both by ONA and Qmentum, generating an improvement in the quality of service provided, even with a degree of hospitality and excellent reception.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5326
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Hotelaria do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALEXANDREFONSECACOSTA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.