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Título: Gestão de crise do setor hoteleiro: estratégias para o enfrentamento da pandemia da COVID-19 sob o olhar empresarial em São Luís do Maranhão
Título(s) alternativo(s): Crisis management in the hotel industry: strategies for coping with the COVID-19 pandemic from a business perspective in São Luís do Maranhão
Autor(es): COSTA, Dulcimayra Santos
Palavras-chave: gerenciamento de crise;
estratégias;
COVID-19;
meios de hospedagem;
São Luís.
crisis management;
strategies;
COVID-19;
accommodation facilities;
São Luís.
Data do documento: 22-Out-2021
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Este trabalho tem como objetivo principal é o de identificar as estratégias desenvolvidas pelos meios de hospedagem da cidade de São Luís do Maranhão para enfrentar a crise causada pela pandemia da COVID-19. Adicionalmente, identificou- se os impactos da pandemia sobre os empreendimentos. Para tanto o método considerado foi um estudo de múltiplos casos com análise qualitativa, descritiva e exploratória, onde foram entrevistados seis meios de hospedagem de São Luís, sendo quatro hotéis, um hostel e uma pousada de portes distintos entre micro, pequeno e grande. Os dados foram coletados através de um roteiro semiestruturado contendo as categorias: impactos e gerenciamento de crise. Adotou-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam impactos negativos, como dificuldades financeira, suspensão temporária das atividades, e demissão, e positivos, a exemplo das oportunidades de qualificação profissional, melhorias nas relações com os stakeholders e repensar no modelo de negócio. O hostel foi o estabelecimento que mais faturou devido a sua inovação de produtos e serviços. As estratégias para reagir compreendem a gestão de marketing, finanças, operacional e pessoas e que se diferenciam conforme o stakeholders envolvidos. Metade das empresas desse estudo apresentaram planos contingenciais. Evidenciou-se a ação de instituições públicas e privadas no apoio técnico e financeiro aos estabelecimentos. Para o pós-crise, as empresas investigadas desejam estratégias que estejam conforme a nova realidade e consolidem o entendimento de segurança nos hospedes e usuários.
Descrição: ABSTRACT The main objective of this work is to identify how the hosting services in the city of São Luís do Maranhão have been developed to face a crisis caused by the COVID-19 pandemic. Additionally, the impacts of the pandemic on the projects were identified. For this, the method considered was a study of multiple cases with qualitative, descriptive and exploratory analysis, where six lodging facilities in São Luís were interviewed, being four hotels, a hostel and an inn with different ports between micro, small and large. Data were collected through a semi-structured script containing the following categories: impacts and crisis management. The content analysis technique was adopted. The results point to negative impacts, such as financial difficulties, suspension of activities, and dismissal, and positive ones, an example of opportunities for professional qualification, improvements in relations with stakeholders and rethinking the business model. The hostel was the establishment that earned the most due to its innovation in products and services. Strategies to react comprise marketing, finance, operational and people management and that differ according to the stakeholders involved. Half of the companies in these studies contingency plans. The action of public and private institutions in technical and financial support to the criteria was evidenced. For the post-crisis, investigated companies that want to use reality according to reality and consolidate the understanding of security in guests and users.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5327
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Hotelaria do Campus do Bacanga

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