Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5335
Título: Estratégias educacionais para superar a “cegueira botânica” no Ensino Básico
Título(s) alternativo(s): Educational strategies to overcome "botanical blindness" in elementary school
Autor(es): PINHEIRO, Iandra Regina França
Palavras-chave: Baixada Maranhense;
plantas;
professores.
Baixada Maranhense;
plants;
teachers.
Data do documento: 29-Set-2021
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO O termo “cegueira botânica” se refere a incapacidade das pessoas perceberem as plantas no ambiente, o que pode estar relacionado à existência de alunos que demostram pouco interesse sobre os assuntos da Botânica no Ensino Básico. Desse modo, a presente pesquisa tem como objetivo verificar as concepções dos professores do Ensino Básico sobre o ensino de Botânica, assim como elaborar produtos educacionais, a fim de reduzir a “cegueira botânica”. Foi utilizado como método para coleta de dados o questionário online, pela plataforma Google Forms, designado a professores de Ciências e Biologia de municípios da Baixada Maranhense. A partir dos resultados obtidos, foram elaborados roteiros de aulas práticas, onde as estratégias consideradas mais exequíveis foram: aula prática em campo (94,30%) e aula prática em laboratório (88,60%). Portanto, este trabalho buscou trazer a reflexão sobre o ensino de Botânica, tendo em vista ser uma área de extrema relevância para a sociedade.
Descrição: ABSTRACT The term “botanical blindness” refers to people’s inability to perceive plants in the environment, which may be related to the existence of students who show little interest in the subjects of Botany in Basic Education. Thus, this research aims to verify the conceptions of Basic Education teachers about the teaching of Botany, as well as to develop educational products in order to reduce “botanical blindness”. The online questionnaire was used as a method for data collection, using the Google Forms platform, designed for Science and Biology teachers in the cities of Baixada Maranhense. From the results obtained, scripts for practical classes were elaborated, where the strategies considered most feasible were practical classes in the field (94.30%) and practical classes in the laboratory (88.60%). Therefore, this work sought to bring reflection on the teaching of Botany, considering that it is an extremely relevant area for society.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5335
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Ciências Naturais/Biologia do Campus de Pinheiro

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