Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5336
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dc.contributor.authorFERREIRA, Joenny Cristina Diniz-
dc.date.accessioned2022-07-14T17:27:28Z-
dc.date.available2022-07-14T17:27:28Z-
dc.date.issued2021-09-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5336-
dc.descriptionABSTRACT The paper presents the results of the research entitled: SCIENCE TEACHING PRACTICES AND SCHOOL INCLUSION: views of undergraduate biology undergraduates and teachers at the Pinheiro Education Institute (IEP). The Constitution of the Federative Republic of Brazil of 1988 establishes that education must be offered to everyone, including those with special needs. Therefore, Inclusive Education has been discussed and taking more space in congresses, events and forums. The issue investigated was: How does science teaching occur from the perspective of inclusive education through the eyes of undergraduate students in biology and teachers at the Pinheiro Education Institute (IEP)? And in the face of such questioning, the need arises to verify whether teachers who are working in the field of Science understand inclusive education and how it is or is materialized in teaching practices. The main authors who supported the investigation were Ferreira and Gaia (2013), Santos (2009), Mrech (2001), Mantoan (2003), among others. Subsequently, field research was carried out, which characterized the case study by studying a specific unit. The approach given was the quanti-qualitative and for data collection an interview conducted virtually by Meet.com was used, with science teachers from the public network of the Pinheiro Education Institute (IEP) and questionnaires through online forms to students of the Licentiate Degree in Natural Sciences with an emphasis on Biology. Through the results of this research, it became possible to see that teachers and undergraduates are not and do not feel prepared to work with inclusive education, due to the lack of complete initial training, which would discuss and work on inclusion theory and practice. The final considerations show that it is possible to make the teaching of Science inclusive, but for this it is essential that higher degree courses and the curriculum are adapted for better training of future teachers, and that, in addition, it is essential that there is a investment in infrastructure, materials and resources for inclusive education, and that the Laws, Decrees, and goals are not just on paper and become a reality in regular schools.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO O trabalho apresenta o resultado da pesquisa intitulada: PRÁTICAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS E INCLUSÃO ESCOLAR: olhares dos graduandos de licenciatura em biologia e professores do Instituto de Educação de Pinheiro (IEP). A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 estabelece que a educação deve ser oferecida para todos, inclusive para aqueles que apresentam alguma necessidade especial. Diante disso, a Educação Inclusiva vem sendo discutida e tomando mais espaços em congressos, eventos e fóruns. A problemática investigada foi: Como o ensino de Ciências ocorre sob perspectiva da educação inclusiva através dos olhares dos graduandos de licenciatura em biologia e professores do Instituto de educação de Pinheiro (IEP)? E diante de tal questionamento surge a necessidade de verificar se os professores que estão atuando na área das Ciências entendem por educação inclusiva e como está ou se materializa nas práticas docentes. Os principais autores que embasaram a investigação foram Ferreira e Gaia (2013), Santos (2009), Mrech (2001), Mantoan (2003), entre outros. Posteriormente foi realizada a pesquisa de campo, que caracterizou o estudo de caso por estudar uma unidade específica. A abordagem dada foi a quanti-qualitativa e para a coleta de dados foi utilizado a entrevista realizada virtualmente pelo Meet.com, junto aos professores de Ciências da rede pública do Instituto de Educação de Pinheiro (IEP) e o questionários através de formulários online aos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais com ênfase em Biologia. Através dos resultados desta pesquisa tornou-se possível constatar que os professores e os graduandos não estão e não se sentem preparados para trabalhar com a educação inclusiva, isso devido à falta de uma formação inicial completa, que discutisse e trabalhasse em teoria e prática a inclusão. As considerações finais evidenciam que é possível tornar o ensino de Ciências inclusivo, mas para isso é fundamental que os cursos superiores de licenciatura e as grades curriculares sejam adaptadas para uma melhor formação dos futuros professores, e que além disso faz-se necessário que haja um investimento em infraestrutura, materiais e recursos para a educação inclusiva, e que as Leis, Decretos, e metas não fique apenas no papel e passem a ser realidade nas escolas regulares.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciências;pt_BR
dc.subjectEducação inclusiva;pt_BR
dc.subjectPercepção dos professores e graduandos.pt_BR
dc.subjectScience Teaching;pt_BR
dc.subjectInclusive education;pt_BR
dc.subjectPerception of teachers and undergraduates.pt_BR
dc.titlePráticas de ensino de ciências e inclusão escolar: olhares dos graduandos de licenciatura em biologia e professores do Instituto de Educação de Pinheiro (IEP)pt_BR
dc.title.alternativeScience teaching practices and school inclusion: views from biology undergraduate students and teachers at the Pinheiro Institute of Education (IEP)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Ciências Naturais/Biologia do Campus de Pinheiro

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