Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5343
Título: Experiência de monitoria em uma disciplina de psicanálise: considerações sobre a prática
Título(s) alternativo(s): Supervising experience in a discipline of psychoanalysis: considerations about the practice
Autor(es): SANTOS, Cleverton Bastos
Palavras-chave: monitoria;
psicanálise;
experiência.
monitoring;
psychoanalysis;
experience.
Data do documento: 22-Set-2021
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Este artigo tece considerações sobre a prática da Monitoria, em uma graduação de Psicologia, a partir de uma breve construção histórica sobre os programas de monitoria no Brasil, e o relato de experiência de um monitor. A Monitoria passou por mudanças, incorporando fatores qualitativos a sua prática, como a especificidade de cada monitoria em relação à dinâmica da disciplina a ser trabalhada em sala de aula e as exigências institucionais. O presente artigo relata a experiência da prática de Monitoria em uma disciplina de Psicanálise, fundamentado a partir dos conceitos Freudianos e a sua relação com a Monitoria enquanto prática institucional. Conclui que existe a possibilidade de conhecimento, articulação e construção de práticas em monitoria a partir dessa experiência que leva em consideração a transferência enquanto conceito presente na Psicanálise, e que se faz presente nas relações humanas, observada a partir da especificidade da experiência relatada.
Descrição: ABSTRACT This paper deals with the practice of monitoring in a Psychology degree from a brief historical construction of monitoring in Brazil and also the reporting of a monitor. The monitoring has gone through changes incorporating qualitative factors to its practice, as to the specificity of each monitoring related to the dynamics of the subject to be worked at class and the institutional exigences, the presente paper relates the monitoring experience practice from a subject of Psychology, based from the Freudian concepts and their relation to the monitoring while an institutional practice. It concludes stating that there exist the possibility of knowledge, articulation and construction of practices in monitoring from that experience which takes into account the transfer while a present concept in Psychoanalysis, and its presence in the human relations, observed from the specificity of the related experience.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5343
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga

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