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http://hdl.handle.net/123456789/5345
Título: | Comportamentos autolesivos na adolescência em uma perspectiva analítico-comportamental |
Título(s) alternativo(s): | Self-injurious behavior in adolescence from a behavior analytic perspective |
Autor(es): | PENHA, Gabriella Dominices |
Palavras-chave: | comportamentos autolesivos; autolesão não suicida; adolescência; análise do comportamento. deliberate self-harm; non-suicidal self-injury; adolescence; behavior analysis. |
Data do documento: | 4-Out-2021 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO Os comportamentos autolesivos (CAL) são agressões diretas ao próprio corpo realizadas de modo intencional, não aceitas socialmente. Estudos recentes caracterizam os CAL como respostas de autolesão sem intenção suicida consciente. Esses comportamentos têm sido considerados um problema de ordem mundial. Dados indicam que uma quantidade significativa de adolescentes se encontra suscetível a se engajar em autolesão. Neste sentido, o objetivo principal deste trabalho consiste em analisar o comportamento autolesivo em adolescentes e como objetivos específicos: (a) identificar a prevalência de CAL; (b) caracterizar suas formas mais frequentes; (c) identificar suas funções e sua relação com a intenção suicida. Participaram do estudo 168 adolescentes com idade entre 10 e 14 anos. Para a coleta dos dados foi utilizada a Escala de Comportamento de Autolesão - ECA (Functional Assessment of Self-Mutilation). Os dados apontaram uma prevalência de 20.23 de CAL na amostra, sendo as três formas mais frequentes: (1) morder a si mesmo (85.3%), (2) cutucar ferimentos (38.23%) e (3) bater em si mesmo (23.53%). Quanto às funções destas respostas, identificou-se como mais frequentes “para aliviar sensações de ‘vazio’ ou indiferença” e “para se castigar”, seguidas de “para parar sentimentos/ sensações ruins”, todas estas pertencentes à categoria de reforço automático (47.64%). Por fim, 22.58% dos adolescentes que praticam autolesão apresentaram intenção suicida. Os achados vão ao encontro da literatura no que se refere a existência do fenômeno comportamental na adolescência, a predominância do sexo feminino e a função de regulação emocional como principal justificativa do comportamento. O estudo amplia dados sobre a temática e abre lacunas para novas investigações. |
Descrição: | ABSTRACT Deliberate self-harm consists of direct aggressions to the own body performed intentionally, not socially accepted. Recent studies characterize these behaviors as self-injury responses absent of conscious suicidal intent. This phenomenon has been considered a worldwide problem. Data indicates that a significant number of adolescents are susceptible to engaging in self-injury. Regarding this, the main goal of this study is to analyze deliberate self-harm in adolescents, and as specific goals: (a) identify the prevalence of deliberate self-harm; (b) characterize its most frequent forms; (c) identify its functions and its relationship with suicidal intent. This study included 168 adolescents aged between 10 and 14 years. The instrument Escala de Comportamento de Autolesão - ECA (Functional Assessment of Self-Mutilation) was used for data collection. Data indicated a prevalence of 20.23% in the sample and the three most frequent forms were: (1) bit yourself (85.3%), (2) picked at a wound (38.23%) and (3) hit yourself on purpose (23.53%). Regarding the functions of this behavior, the most frequent identified were: “to relieve feeling ‘numb’ or ‘empty’” and “to punish yourself”, followed by “to stop bad feelings”, all of these belonging to the category of automatic reinforcement (47.64%). Finally, 77.42% of the adolescents who engaged in deliberate self-injury did not present suicidal intent. These findings meet the literature regarding the existence of this behavioral phenomenon in adolescence, the predominance of females and the function of emotional regulation as the main justification of the behavior. The study expands data on the subject and opens gaps for further investigations. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/5345 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga |
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