Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5349
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dc.contributor.authorVIRGENS, Maria Aparecida Barbosa De Freitas das-
dc.date.accessioned2022-07-15T17:27:06Z-
dc.date.available2022-07-15T17:27:06Z-
dc.date.issued2021-09-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5349-
dc.descriptionABSTRACT Child sexual abuse is a reality in the country, there is an increasing of cases of sexual abuse in early childhood, in addition to the increasing dissemination of these cases in the media through reports or complaints. Health services at their different entrance doors should give top priority to the care of children in the early childhood age group with suspicion or confirmation of violence of any kind. Regarding sexual violence in childhood, the psychologist receives a specific call from the legislation to contribute with his clinic in multi- professional assistance to children and their families. The objective of this research is to discuss the attendance present in hospital psychological assistance for the health care of children in situations of sexual abuse, emphasizing in this discussion the place occupied by the child in this scenario of violence, and pointing to a reflection on a possible treatment during this time of hospitalization. The specific objectives outlined for the research were to present an excerpt of Public Policies and Health Policies aimed at caring for children in situations of sexual violence, to rescue Freud's child sexual theory from the three essays and to discuss psychological care for hospitalized children because of sexual abuse. The methodological tool chosen to delimit the research and advance the discussion is psychoanalysis, which, based on its theoretical body and analytical method that made it possible to think about the clinical fact in question at from three main axes: politics, theory, and experience / practice. The research points so that the emotional impacts present in the relationships established between patient, institution, professionals, and family are complex. In this context, it is emphasized that it is not the role of psychology to investigate “culprits”, in these cases, children should be guaranteed a space for listening, letting them say how they relate to their stories. The challenges imposed by the institutional reality, such as the lack of ambience, professional scarcity and stigmas surrounding these cases, imply that the psychologist is committed to his training, his personal work and his professional ethics.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO O abuso sexual infantil é uma realidade no país, é crescente o aumento de casos de abuso sexual na primeira infância, além disso é cada vez maior a divulgação desses casos nos meios de comunicação através de relatos ou denúncias. Os serviços de saúde em suas diferentes portas de entrada deverão conferir máxima prioridade ao atendimento das crianças na faixa etária da primeira infância com suspeita ou confirmação de violência de qualquer natureza. No que tange a violência sexual no âmbito da infância o psicólogo recebe um chamado específico da legislação para contribuir com sua clínica na assistência multiprofissional a crianças e suas famílias. O objetivo desta pesquisa é discutir o atendimento presente na assistência psicológica hospitalar para o cuidado à saúde da criança em situação de abuso sexual, enfatizando nessa discussão o lugar ocupado pela criança neste cenário de violência, e apontando para uma reflexão em torno de um tratamento possível nesse tempo de internação/hospitalização. Os objetivos específicos traçados para a pesquisa foram apresentar um recorte das Políticas públicas e Políticas de saúde voltadas para o cuidado à criança em situação de violência sexual, resgatar a teoria sexual infantil de Freud a partir dos três ensaios e discutir o atendimento psicológico a crianças hospitalizadas em decorrência de abuso sexual. A ferramenta metodológica escolhida para delimitar a pesquisa e avançar na discussão é a psicanálise que, a partir de seu corpo teórico e método analítico possibilitam a identificação das referências bibliográficas adequadas a partir de três grandes eixos: política, teoria e experiência/prática. A pesquisa aponta que são complexos os impactos emocionais presentes nas relações que se estabelecem entre paciente, instituição, profissionais e família. Nesse contexto ressalta-se que não é papel da psicologia investigar “culpados”, o psicólogo deve garantir espaço de escuta às crianças, deixando que elas possam dizer como se relacionam com sua história. Os desafios impostos pela realidade institucional, como a falta de ambiência, escassez profissional e estigmas em torno desses casos, implicam ao psicólogo firmar compromisso com sua formação, seu trabalho pessoal e sua ética profissional.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectAbuso Sexual Infantil;pt_BR
dc.subjecthospital;pt_BR
dc.subjectPsicologia Clínica.pt_BR
dc.subjectChild Sexual Abuse;pt_BR
dc.subjecthospital;pt_BR
dc.subjectClinical Psychology.pt_BR
dc.titleAtendimento psicológico com crianças hospitalizadas em decorrência de abuso sexual: algumas contribuições psicanalíticaspt_BR
dc.title.alternativePsychological care with children hospitalized due to sexual abuse: some psychoanalytic contributionspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga

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