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http://hdl.handle.net/123456789/5350
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | RIBEIRO, Thamires Ayres | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-15T17:42:57Z | - |
dc.date.available | 2022-07-15T17:42:57Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/5350 | - |
dc.description | ABSTRACT Aging is a process that occurs with all living beings. In humans, this process can lead to a gradual loss of functional, cognitive and social capacities. The advance in life expectancy and quality of life resulting from health investments has allowed an increase in the elderly population, who start to participate more actively in the social environment. In recent years, electronic games has been considered like an accessible toolfor promoting the quality of life of the elderly, especially those with mild cognitive impairment. Thus, starting from the articulation of technology with aging, this study sought to question: is it possible to use electronic games as an intervention instrument for elderly people with mild cognitive impairment? To answer this question, this research aimed to analyze how the scientific literature addresses the effect of electronic games on the cognitive performance of elderly people. As this is a bibliographical, descriptive and qualitative approach, the following digital databases were used: USP Database (University of São Paulo) and CAPES Journal Portal. We searched for complete articles/theses/dissertations published in the lastten years (2009-2019), in Portuguese language, whose themes address interventions that use electronic games, targeting elderly people with mild cognitive impairment and uses electronic games such as intervention tool in Cognitive-Behavioral Therapy. Initially, 68 articles were found and, after applying the selection criteria, 4 articles were selected. Among the results, it was observed that although there no standard use of electronic games in interventions for elderly people with mild cognitive impairment, eletronic games could promotes positive gains in cognitive and motor functions. Thus, the application of electronic games is a viable, playful, accessible and easy-to-adhere alternative for the elderly with mild cognitive impairment, helping to improve the quality of life and autonomy of this population. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO Envelhecer é um processo que ocorre com todos os seres vivos. Nos seres humanos, esse processo pode levar a uma perda gradativa das capacidades funcionais, cognitivas e sociais. O avanço da expectativa e qualidade de vida proveniente dos investimentos em saúde tem permitido o aumento da população de idosos, que passam a participar mais ativamente no meio social. Nos últimos anos, tem-se considerado que os jogos eletrônicos podem ser uma ferramenta acessível para a promoção da qualidade de vida dos idosos, principalmente em idosos com declínio cognitivo leve. Assim, partindo da articulação da tecnologia com o envelhecimento, o presente estudo buscou questionar: é possível utilizar os jogos eletrônicos como instrumento de intervenção em idosos com declíio cognitivo leve? Para responder essa questão, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar como a literatura científica aborda o efeito de jogos eletrônicos no desempenho cognitivo de idosos. Por ser uma pesquisa bibliográfica, descritiva e de abordagem qualitativa, foram utilizadas as bases digitais: o Banco de dados da USP (Universidade de São Paulo) e Portal de Periódicos CAPES. Buscou-se por artigos/teses/dissertações completos publicados nos últimos dez anos (2009-2019), em idioma português, cujos temas abordem intervenções que utilizem jogos eletrônicos, que tenham como alvo idosos com declínio cognitivo leve e o uso de jogos eletrônicos como ferramenta de intervenção na Terapia Cognitivo-Comportamental. Após a busca, foram encontrados 68 artigos e, após aplicados os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 4 artigos. Dentre os resultados, observou-se que apesar de não existir um padrão dos jogos eletrônicos nas intervenções em idosos com declínio cognitivo leve, o uso dessa ferramenta promove ganhos potencialmente positivosnas funções cognitivas e motoras. Desta forma, a aplicação de jogos eletrônicos é uma alternativa viável, lúdica, acessível e de fácil adesão aos idosos com declínio cognitivo leve, auxiliando na melhora da qualidade de vida e na autonomia dessa população. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | envelhecimento; | pt_BR |
dc.subject | declínio cognitivo leve; | pt_BR |
dc.subject | jogos eletrônicos. | pt_BR |
dc.subject | aging, | pt_BR |
dc.subject | mild cognitive impairment; | pt_BR |
dc.subject | eletronic games. | pt_BR |
dc.title | O uso de jogos eletrônicos na clínica com idosos com declínio cognitivo leve | pt_BR |
dc.title.alternative | The use of electronic games in the clinic with elderly people with mild cognitive decline | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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THAMIRESAYRESRIBEIRO.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 471,72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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