Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/5367
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | FERREIRA, Antonio Márcio Jansen | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-20T12:09:30Z | - |
dc.date.available | 2022-07-20T12:09:30Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-04 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/5367 | - |
dc.description | This work was developed in a school of the state network of Maranhão, located in the city of São Luís Gonzaga do Maranhão. The work aims to understand the process of insertion of ICTs within a school in the municipality of São Luís Gonzaga do Maranhão in order to understand how the student and faculty prepared or were prepared for teaching in the pandemic period, an unusual and unexpected reality. . The research is qualitative and quantitative, adopting a descriptive approach in which the facts are described based on the results of the data collected. By taking a school as a research field, a case study was chosen, as this modality allows the comprehensive and significant preservation of the investigated characteristics. As it is a case study at the Centro de Ensino Nazaré Ramos school, this work has qualitative and also quantitative approaches, for this reason the questionnaire was chosen as a research instrument. The main questions of this investigation seek to problematize access to technological devices, tools and quality internet for effective participation in remote classes, resulting from the necessary measures after the COVID outbreak that devastated the world, affecting all social sectors, and especially the school. Problematizing the accesses and uses of technologies became urgent at that moment, taking authors who theoretically support this work, such as Kenski (2013), Moran (2013), Santos (2016), Moreira (2020) and others. The results showed that students and teachers had to overcome the challenges that appeared during the remote classes, which in turn were not few and not much less simple, the research field school and the faculty outlined strategies to be able to meet the largest number of students. of possible students, created means and solutions, classes via WhatsApp, photocopied classes, PDF classes and many other ways. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho foi desenvolvido em uma escola da rede estadual do Maranhão, localizada na cidade de São Luís Gonzaga do Maranhão. O trabalho tem como objetivo compreender o processo de inserção das TICs dentro de uma escola no município de São Luís Gonzaga do Maranhão visando entender como que o corpo discente e docente se prepararam ou foram preparados para o ensino no período pandêmico, uma realidade inusitada e inesperada. A pesquisa é de cunho qualitativo e quantitativo, adotando-se a abordagem descritiva em que os fatos vão sendo descritos a partir dos resultados dos dados coletados. Por se tomar uma escola como campo de pesquisa, optou-se por um estudo de caso, pois essa modalidade possibilita a preservação abrangente e significativas das características investigadas. Por se tratar de um estudo de caso na escola Centro de Ensino Nazaré Ramos, este trabalho tem abordagens de caráter qualitativos e também quantitativos, por essa questão foi escolhido o questionário como instrumento de pesquisa. As questões principais dessa investigação buscam problematizar os acessos a dispositivos tecnológicos, ferramentas e internet de qualidade para a efetiva participação nas aulas remotas, decorrentes das medidas necessárias após o surto de COVID que assolou o mundo, afetando todos os setores sociais, e, principalmente a escola. Problematizar os acessos e os usos das tecnologias se colocou como urgente nesse momento, tomando autores que fundamentam teoricamente este trabalho a exemplo de Kenski (2013), Moran (2013), Santos (2016), Moreira (2020) e outros mais. Os resultados apontaram que alunos e professores tiveram que superar os desafios que foram aparecendo durante as aulas remotas que por sua vez não foram poucos e nem muito menos simples, a escola campo de pesquisa e o corpo docente traçaram estratégias para se conseguir atender o maior número de alunos possíveis, criou meios e soluções, aulas via WhatsApp, aulas xerocadas, aulas em PDF e diversas outras maneiras. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação e Comunicação; | pt_BR |
dc.subject | Covid -19; | pt_BR |
dc.subject | Aulas remotas; | pt_BR |
dc.subject | Dispositivos tecnológicos | pt_BR |
dc.subject | Information and Communication Technology; | pt_BR |
dc.subject | Covid-19; | pt_BR |
dc.subject | Remote classes; | pt_BR |
dc.subject | technological devices | pt_BR |
dc.title | Uso das TICS no ensino de Física no período da pandemia na escola Centro de Ensino Nazaré Ramos: uma análise das práticas em aulas remotas | pt_BR |
dc.title.alternative | Use of ICT in Physics teaching during the pandemic period at Centro de Ensino Nazaré Ramos school: an analysis of practices in remote classes | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais/Física do Campus de Bacabal |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Antonio Marcio Jansen.pdf | TCC de Graduação | 22,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.