Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5375
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dc.contributor.authorPRIVADO, Alexia de Cássia Araújo-
dc.date.accessioned2022-07-20T15:51:18Z-
dc.date.available2022-07-20T15:51:18Z-
dc.date.issued2022-02-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5375-
dc.descriptionThe present work originated from a investigation in the relationship of promoting toutist destinations and the gastronomic segment on social networks and will presente a study carried out with food and beverage (F&B) enterprises located in the city of São Luís, and how the use of digital tolls, in this case, Instagram can help in the dissemination of typical gastronomy and leverage the gastronomic tourism, on a state scale. The research, divited into two stages, the first structured in a bibliographics works such books, scientific articles and master works, with the main focus on the correlation between marketing consumer behavior, gastronomyc tourism; and the second part, was based on the fiel research performed through consultations with questionnaires, that shoud be applied personally, but due to Covid 19 pandemic, They were send in digital form to first group, with six (06) gastronomic ventures that constituted the focus group, When They fit into predermined criteria to the participation, ando one hundred (100) consumers chosen discontinuosly among the followers of perfis trade of the restaurants. The objective of this investigation is to analyze the interaction between digital marketing developed on Instagram and the way it impacts on the marketing and dissemination of Maranhão gastronomy as a tourist segment to be developed. That made up the previous group. Throughout the month of November 2020 the data collect was done through digital form. The text explores in a quali-quantitative way of relevance and the reflexes of use from social networks to promote and sale typicals dishes from Maranhão, and the way of gastronomy influences the choice of turista destinations before the trip, in addition to the relationship between consumer and servisse provider in the capital of Maranhão, whif the status of Intangible Heritage garanted by IPHAN since 2007 and adds value to the cultural inheritances. From the economic point of view, the use of digital marketing in social media, developed and applied in a professional form demonstrated potential during social isolation, responsible for sustaining the revenue of diferente segments of the economy, including the gastronomic sector, and proving its importance as an instrumento of sale and expansion in creation of economic income.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho originou-se a partir da investigação na relação de promoção de destinos turísticos e do segmento gastronômico em redes sociais e apresentará um estudo realizado com empreendimentos de alimentos e bebidas (A&B) localizados no munícipio de São Luís/MA, assim como o uso de ferramentas digitais, neste caso, o Instagram pode auxiliar na divulgação da gastronomia típica e alavancar o turismo gastronômico em escala estadual. A pesquisa, dividida em duas etapas, a primeira estruturada a partir de trabalhos bibliográficos, como livros, artigos científicos e dissertações, tendo como principal foco a correlação entre marketing, comportamento do consumidor, gastronomia e turismo; e a segunda, baseada em pesquisa de campo realizada através de consulta por meio de questionários, que deveriam ter sido aplicados presencialmente, mas devido à pandemia de covid-19, foram enviados de forma digital ao primeiro grupo, com seis (06) empreendimentos gastronômicos que constituíram o grupo de foco, ao se encaixarem em critérios pré- determinados para a participação e cem (100) consumidores, escolhidos de forma descontínua entre os seguidores dos perfis comerciais dos restaurantes que compunham o grupo anterior. O objetivo desta investigação trata-se da análise da interação entre o marketing digital desenvolvido no Instagram e a forma como impacta na comercialização e divulgação da gastronomia maranhense como um segmento turístico a ser desenvolvido. A coleta de dados foi realizada por meio de ferramenta digital durante o mês de novembro de 2020. O texto explora em caráter quali-quantitativo o nível de relevância e os reflexos do uso das redes sociais para promoção e comercialização de pratos típicos maranhenses, e a maneira na qual a gastronomia influencia a escolha dos destinos turísticos antes da viagem, além da relação entre consumidor e fornecedor de serviços na capital do Maranhão, que conta com o status de Patrimônio Imaterial concedido pelo IPHAN desde 2007 e que agrega valor às heranças culturais. Do ponto de vista econômico, a utilização de marketing digital em mídia social, desenvolvido e aplicado de forma profissional, demonstrou seu potencial de alcance durante o isolamento social, sendo responsável por sustentar a receita de diversos segmentos da economia, inclusive o ramo gastronômico, e provando sua importância como instrumento de venda e ampliação na criação de renda econômica.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectTurismo;pt_BR
dc.subjectGastronomia;pt_BR
dc.subjectMarketing;pt_BR
dc.subjectMídias sociais;pt_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.subjectTourism;pt_BR
dc.subjectGastronomy;pt_BR
dc.subjectMarketing;pt_BR
dc.subjectSocial Mediapt_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.titleA INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS SOCIAIS NO TURISMO GASTRONÔMICO: uma comparação entre perfis de restaurantes ludovicenses no Instagrampt_BR
dc.title.alternativeTHE INFLUENCE OF SOCIAL MEDIA ON TOURISM GASTRONOMY: a comparison between profiles of ludovicenses restaurants on Instagrampt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Turismo do Campus do Bacanga

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