Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/5380
Título: | EDUCAÇÃO HUMANISTA: As condições facilitadoras e suas contribuições à atuação docente |
Título(s) alternativo(s): | HUMANIST EDUCATION: Facilitating conditions and their contributions to action teacher |
Autor(es): | ARAUJO, Leandro Wallysson Belfort |
Palavras-chave: | Educação Humanista; Carl Rogers; Atitudes Facilitadoras; Paulo Freire; Docência Humanistic Education; Carl Rogers; Facilitating attitudes; Paulo Freire; Teaching |
Data do documento: | 20-Jan-2022 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Apresenta-se o escopo deste trabalho através dos seguintes temas centrais: Educação: história, propostas e modelos; Educação humanista: pressupostos e classificação; Epistemologia da abordagem centrada na pessoa e as condições facilitadoras do processo de aprendizagem; Propostas facilitadoras: aproximações contemporâneas. Como Objetivo Geral visa-se pensar sobre a educação humanista através da sustentação teórica de Carl Rogers, e como Objetivos Específicos pretende-se: Caracterizar de forma resumida a história da educação; Estudar as obras: “Sobre o Poder Pessoal” (1989); “Tornar-se pessoa” (2009) e “Um jeito de ser” (1983), identificando o que Carl Rogers apresenta sobre o tema educação; Discernir o modelo de educação humanista dos demais paradigmas educacionais a partir de sua caracterização e classificação; Descrever as atitudes facilitadoras apresentadas por Carl Rogers; Apresentar aproximações entre o trabalho de Carl Rogers, Paulo Freire e profissionais docentes premiados por suas atuações na contemporaneidade. É uma pesquisa exploratória que utiliza o método bibliográfico e tem como abordagem a perspectiva qualitativa de pesquisa científica. Quanto às Considerações Finais, o autor deste trabalho apresentará compreensões acerca do conteúdo exposto. |
Descrição: | The scope of this work is presented through the following central themes: Education: history, proposals and models; Humanistic education: assumptions and classification; Epistemology of the person-centered approach and the conditions that facilitate the learning process; Facilitating proposals: contemporary approaches. As General Objective, it is intended to think about humanist education through the theoretical support of Carl Rogers, and as Specific Objectives it is intended: To characterize in a summarized way the history of education; Study the works: “On Personal Power” (1989); “Becoming a person” (2009) and “A way of being” (1983), identifying what Carl Rogers presents on the subject of education; Discern the humanist education model from other educational paradigms based on its characterization and classification; Describe the enabling attitudes presented by Carl Rogers; Present approaches between the work of Carl Rogers, Paulo Freire and teaching professionals awarded for their contemporary performances. It is an exploratory research that uses the bibliographic method and approaches the qualitative perspective of scientific research. As for the Final Considerations, the author of this work will present understandings about the exposed content. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/5380 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Leandro Wallysson Belfort Araujo .pdf | TCC de Graduação | 476,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.