Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/5381
Título: | ARTE EXPRESSIVA NA ESCOLA E O DESENVOLVIMENTO DO AUTOCONCEITO DE ADOLESCENTES À LUZ DA TEORIA ROGERIANA |
Título(s) alternativo(s): | EXPRESSIVE ART IN SCHOOL AND THE DEVELOPMENT OF SELF-CONCEPT OF ADOLESCENTS IN THE LIGHT OF ROGERIAN THEORY |
Autor(es): | SILVA, Roberta Soraya Maria Rodrigues da |
Palavras-chave: | Arte expressiva; Autoconceito; Adolescentes; Escola; Conexão Criativa Expressive art; Self-concept; Adolescents; School; Creative Connection |
Data do documento: | 25-Jan-2022 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Esta monografia origina-se das experiências e questionamentos da autora como estudante de psicologia e professora de Arte e Projeto de Vida em escola pública de ensino médio. A teoria rogeriana, de Carl e Natalie Rogers, parte da psicoterapia, mas permite ser aplicada à educação favorecendo o desenvolvimento pessoal de estudantes. No interesse de relacionar Arte, Educação e Psicologia, este trabalho se propôs investigar a contribuição da arte expressiva na escola para o processo de desenvolvimento do autoconceito de adolescentes à luz da teoria rogeriana. Seguiram-se os seguintes objetivos: (1) investigar a noção de autoconceito na teoria de personalidade e desenvolvimento humano de Carl Rogers; (2) caracterizar o processo de desenvolvimento do autoconceito de adolescentes à luz da teoria de Carl Rogers e; (3) analisar a arte expressiva como facilitadora do processo de desenvolvimento do autoconceito de adolescentes à luz da concepção de conexão criativa de Natalie Rogers. Para alcançar esses objetivos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Conclui-se considerando que a escola pode se beneficiar ao adaptar o processo de Conexão Criativa ao contexto educacional para o processo de facilitação do desenvolvimento pessoal de estudantes, contribuindo para despertar processos criativos e na criação de um espaço de fala e escuta na escola. Recomenda-se fazer pesquisas empíricas sobre o tema, tendo em vista não terem sido encontradas pesquisa que relacionem Conexão Criativa e escolas no Brasil. |
Descrição: | This paper originates from the authoress's experiences and questions as a psychology student and an Art and Life Project teacher in a public high school. The Rogerian theory, by Carl and Natalie Rogers, starts from psychotherapy, but allows it to be applied to education, favoring the personal development of students. In the interest of relating Art, Education and Psychology, this work aimed to investigate the contribution of expressive art at school to the process of self-concept development in adolescents in the light of Rogers’ theory. The following objectives were followed: (1) to investigate the notion of self-concept in Carl Rogers' theory of personality and human development; (2) characterize the self-concept development process of adolescents in the light of Carl Rogers' theory and; (3) analyze expressive art as a facilitator of the self-concept development process of adolescents in light of Natalie Rogers' concept of creative connection. To achieve these objectives, a bibliographical research was carried out. It concludes by considering that the school can benefit from adapting the Creative Connection process to the educational context for the process of facilitating the personal development of students. However, it needs investigations about its application, considering that no research was found that relates Creative Connection and schools in Brazil. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/5381 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ROBERTA SORAYA MARIA RODRIGUES DA SILVA TCC.pdf | TCC de Graduação | 736,34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.