Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/5385
Título: | O SOFTWARE STELLARIUM COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA ASTRONOMIA |
Título(s) alternativo(s): | STELLARIUM SOFTWARE AS A TEACHING TOOL ASTRONOMY |
Autor(es): | SOUSA, Alex Kelson de Lima |
Palavras-chave: | Astronomia; Stellarium; Ensino Híbrido; Métodos de Ensino Astronomy; Stellarium; Hybrid Teaching; Teaching Methods |
Data do documento: | 12-Jan-2022 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Todo o conhecimento que temos sobre a origem do Universo é graças à construção do conhecimento que historicamente a Humanidade alcançou. Nestes últimos anos, a astronomia evoluiu gradativamente com a construção de majestosos telescópios. O ensino da astronomia une tecnologia à educação como um meio facilitador para o ensino. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo geral disponibilizar, de forma didática, uma metodologia usando o software Stellarium. Além disso, visou avaliar se o uso do aplicativo é eficaz como ferramenta didática para o ensino-aprendizagem da astronomia na modalidade de ensino híbrido nas turmas do 6º ano do ensino fundamental II de uma escola pública do Município de Luzilândia-PI. Para alcançar esse objetivo, foram elaborados cinco objetivos específicos: 1. Criar uma proposta de uso do software como recurso complementar ao livro didático; 2. Fazer uma revisão bibliográfica acerca de como é ministrado o ensino da astronomia; 3. Inserir o aplicativo Stellarium no ensino da astronomia através do conteúdo “Terra e Céu”; 4. Avaliar os conhecimentos adquiridos pelos alunos após o uso do aplicativo; 5. Comparar os conhecimentos adquiridos pelos alunos que estudaram pela modalidade de ensino on-line, dos alunos que estudaram na modalidade semipresencial. A metodologia utilizada para responder à problematização desta pesquisa foi de cunho quanti-qualitativa, na qual se realizou uma análise bibliográfica e uma pesquisa de campo. Nesta última, fez-se uso de um questionário composto por perguntas simples de múltipla escolha sobre a temática “Terra e Céu”, bem como da aplicação de um método inovador – o software Stellarium. A análise dos resultados mostra que, de acordo com os questionários, os alunos participantes que assistiam às aulas no modo presencial de ensino sobressaíram-se com relação aos alunos da modalidade on-line, o que nos leva a refletir que embora a volta às aulas tenha sido um momento difícil pós- pandemia, o acompanhamento da aprendizagem dos discentes no modo presencial ainda é mais satisfatório. Enfatiza-se, ainda, que a utilização de ferramentas digitais não é só uma forma de tornar a aula mais atrativa e dinâmica, mas também uma forma de tentar despertar nos alunos o interesse pelo mundo tecnológico e científico. |
Descrição: | All the knowledge we have about the origin of the Universe is thanks to the construction of knowledge that humanity has historically achieved. In recent years, astronomy has gradually evolved, with the construction of majestic telescopes. The teaching of astronomy joins technology to education, in which it is a facilitator for teaching. In this sense, the present research had as general objective to make available, in a didactic way, a methodology using the Stellarium software. In addition, to assess whether the application is effective as a didactic tool for teaching and learning astronomy in the hybrid modality in 6th grade classes of elementary school II in a public school in the city of Luzilândia-PI. To achieve this objective, five specific objectives were elaborated: 1. Create a proposal for the use of the software as a complementary resource in textbooks; 2. Make a bibliographical review on how the teaching of astronomy is provided; 3. Insert the Stellarium app in the teaching of astronomy with the content “Earth and Heaven”; 4. Evaluate the knowledge acquired by students after using the application; 5. Compare the knowledge acquired by students who studied online with students who studied in blended mode. The methodology used to answer the problematization of this research was quantitative and qualitative, in which a bibliographical analysis and a field research were carried out. For the field research, a questionnaire with simple multiple-choice questions on the theme “Earth and Heaven” was used, and an innovative method was applied - the Stellarium software. The results analyzed show that, according to the questionnaires, the participants in the face-to-face mode stood out in relation to the students in the online mode, which leads us to reflect that although going back to school was a difficult post-pandemic moment, the monitoring of learning of students in the face-to-face mode is even more satisfactory. However, it is concluded that the use of digital tools is not only a way to make the class more attractive and dynamic, but also a way to try to awaken in students the interest in the technological and scientific world. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/5385 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo. |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALEX KELSON DE LIMA SOUSA.pdf | TCC de Graduação | 24,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.