Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5386
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Cássio Pereira de-
dc.date.accessioned2022-07-20T18:18:22Z-
dc.date.available2022-07-20T18:18:22Z-
dc.date.issued2022-01-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5386-
dc.descriptionIt does not care about the teaching of Physics in high school, part of the students present difficulties in assimilating the contents, those that are decontextualized from reality. Physics is an experimental science, in which learning happens when there is interaction from information to an aspect that attracts the student's attention. Considering this context, the present study aims to analyze whether the application of experiments contributes to the understanding of newton's three laws by high school students, also evaluating the level of understanding and association of this content by students with daily life. The research was developed with 88 students regularly enrolled in high school/field of study, following the following methodology: initially it was explained to students theoretically about newton's three laws and later there was the application of the experimental method through the presentation of experiments of each law, associating them with the principles, following with the application of questionnaires. Thus, it was found that 52% of the students stated that the experimental class on Newton's Laws was excellent, while 45% of the students answered that they were good. Considering the degree of understanding of the contents addressed, 68% of the students considered the level of knowledge acquitted excellent, while 28% evaluated it as good. Considering the degree of understanding of the contents addressed, 68% of the students considered the level of knowledge acquitted excellent, while 28% evaluated it as good. It identified a prevalence of 75% of the students, of whom they rated as excellent and 22% classified as good, the degree of assimilation of the contents with daily life, reflecting directly on the assertiveness of the associative questionnaire between the experiment and newton's law principle. It is concluded that the use of experiments contributes positively to the teaching- learning process of newton's three laws.pt_BR
dc.description.abstractNo que concerne ao ensino de Física no Ensino Médio parte dos estudantes apresentam dificuldades em assimilar os conteúdos, os quais se apresentam descontextualizados da realidade. A Física é uma ciência experimental, em que a aprendizagem significativa acontece quando há interação de uma informação a um aspecto que atraia a atenção do aluno. Considerando este contexto, o presente estudo tem como objetivo: analisar se a aplicação de experimentos contribui para a compreensão das três Leis de Newton por discentes do Ensino Médio, avaliando também o nível de compreensão e associação deste conteúdo pelos alunos com o cotidiano. A pesquisa foi desenvolvida com 88 alunos matriculados regularmente no Ensino Médio da escola/campo de estudo, seguindo a seguinte metodologia: inicialmente foi explanado aos alunos de forma teórica sobre as três Leis de Newton e posteriormente houve a aplicação do método experimental através da apresentação de experimentos de cada lei, associando-os aos princípios, seguindo com a aplicação de questionários. Desse modo, verificou-se que 52% dos alunos afirmaram ser excelente a aula experimental sobre as Leis de Newton, enquanto 45% dos discentes responderam ter sido boa. Tendo em vista o grau de compreensão dos conteúdos abordados, 68% dos discentes consideraram excelente o nível de conhecimento absolvido, enquanto 28% avaliaram como bom. Identificou uma prevalência de 75% dos alunos, dos quais avaliaram como excelente e 22% classificaram como bom, o grau de assimilação dos conteúdos com o cotidiano, refletindo diretamente na assertividade do questionário associativo entre o experimento e o princípio da Lei de Newton. Conclui-se que o uso de experimentos contribui positivamente no processo de ensino-aprendizagem das três Leis de Newton.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectLeis de Newton;pt_BR
dc.subjectensino de Física;pt_BR
dc.subjectaula experimentalpt_BR
dc.subjectNewton's Laws;pt_BR
dc.subjectphysics teaching;pt_BR
dc.subjectexperimental classpt_BR
dc.titleA UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DAS LEIS DE NEWTONpt_BR
dc.title.alternativeTHE USE OF EXPERIMENTS AS A TEACHING STRATEGY IN TEACHING NEWTON'S LAWSpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cássio P. de Oliveira.pdfTCC de Graduação599,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.