Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5388
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLIMA, Leonardo da Silva-
dc.date.accessioned2022-07-20T18:46:37Z-
dc.date.available2022-07-20T18:46:37Z-
dc.date.issued2022-01-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5388-
dc.descriptionThe natural sciences represent an area that challenges secondary and elementary school teachers. Such embarrassment is related to the way of transmitting information and generating knowledge. Faced with these difficulties, several methodologies emerge that aim to help teachers in their role in the construction of knowledge. For example, in the case of natural sciences, more specifically in the discipline of chemistry, technology can be used linked to methodological resources, such as online meetings, where PowerPoint presentations can be made, as well as software that can be used on smartphones, tablets and computers, resources that are part of the daily lives of Brazilians. Among these software, one stands out for its easy access and handling, PhET Simulations, available on an online platform. Another software that draws attention is the “Periodic Table Quiz”, which can be downloaded to students' or teachers' cell phones. Based on its importance, this work aims to verify the efficiency of learning, through the aforementioned software, in relation to the traditionally taught class, with textbook, blackboard and chalk/brush, in teaching molar concentrations of matter, in a school in the municipality of Santa Quitéria do Maranhão, state of Maranhão. From the results obtained through the method of questionnaires applied before and after the execution of the PhET Simulations and Periodic Table Quiz software, it was evident their potential for teaching chemistry, emphasizing that the software tool can be used in other contents and other subjects and even in remote classes, as occurs during the new coronavirus pandemic.pt_BR
dc.description.abstractAs Ciências da Natureza representam uma área que desafia docentes do ensino médio e fundamental. Tal embaraço é relacionado à forma de transmissão de informações e a geração de conhecimentos. Diante destes embaraços, surgem diversas metodologias que objetivam auxiliar o docente em seu papel na construção de conhecimento. Por exemplo, tratando-se das ciências naturais, mais especificamente na disciplina de química, podem-se usar a tecnologia atrelada à recursos metodológicos, como reuniões online, onde podem ser feitas apresentações em PowerPoint, além de softwares que podem ser utilizados em smartphones, tablets e computadores, recursos esses que fazem parte do dia a dia dos brasileiros. Dentre estes softwares, destaca-se um por seu fácil acesso e manuseio, o PhET Simulations, disponível em plataforma online. Outro software que chama atenção é o “Quiz da Tabela Periódica”, que pode ser baixado nos celulares dos alunos ou dos professores. Partindo de sua importância, este trabalho tem como objetivo verificar a eficiência do aprendizado, através dos softwares citados, em relação à aula ministrada de maneira tradicional, com livro didático, quadro e giz/pincel, no ensino das concentrações molares da matéria, em uma escola do município de Santa Quitéria do Maranhão, estado do Maranhão. A partir dos resultados obtidos através do método de questionários aplicados antes e após a execução do software PhET Simulations e Quiz da Tabela Periódica, ficou evidente a potencialidade dos mesmos para o ensino de química, enfatizando ainda que a ferramenta dos softwares pode ser utilizada em outros conteúdos e outras disciplinas e até mesmo em aulas remotas, como ocorre durante a pandemia do novo coronavírus.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectCiências da Natureza;pt_BR
dc.subjectSoftwares;pt_BR
dc.subjectEnsino de Química;pt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectNatural Sciences;pt_BR
dc.subjectChemistry teaching;pt_BR
dc.subjectSoftware;pt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.titleA UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES COMO AUXÍLIO NO ENSINO DE QUÍMICApt_BR
dc.title.alternativeTHE USE OF SOFTWARE AS A HELP IN CHEMISTRY TEACHINGpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEONARDO DA SILVA.pdfTCC de Graduação1,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.